Ferramentas de software analítico são dispendiosas e complexas

A UNIT4, grupo empresarial dedicado ao desenvolvimento de soluções empresariais de software de gestão, anunciou as conclusões de um estudo conduzido a nível internacional.

Tendo em conta a evolução do mercado, o estudo aferiu quais as principais alterações nos requisitos que estão a nortear a procura de soluções de business intelligence (BI) e as ferramentas de software analítico.

O estudo, onde participaram 120 decisores de topo de empresas de vários setores de atividade na Europa, nos EUA e no Canadá, revela que a oferta de soluções de BI atualmente disponível no mercado começa a ser limitada para responder às necessidades dos utilizadores. Além disso, as soluções tradicionais, tanto de BI como de análise, são consideradas muito dispendiosas e demasiado complexas.

O estudo, conduzido pela BizTechReports – uma agência independente que se dedica à pesquisa e aos estudos de mercado, combina de forma equilibrada as opiniões dos executivos de topo das empresas com responsabilidades nas áreas da gestão e da tecnologia.

A maioria das soluções que integram o portfolio das actuais ofertas dos grandes fornecedores mundiais de soluções ERP, que faturam anualmente vários milhões de dólares, têm mais de 20 anos de idade e são quase resultado das aquisições efectuadas aquando da onda de consolidações que o mercado de software viveu há cerca de 10 anos. Posteriormente, estas soluções foram integradas nas ofertas das empresas que as adquiriram, e hoje em dia são vendidas por centenas de milhares de euros, com prazos de implementação que se prolongam por vários meses, ou até mesmo de anos.

“A emergência do fenómeno da ‘big data’ e da convergência que daí resulta, são responsáveis pelo aparecimento de novos requisitos a nível das necessidades de agregação exponencial dos dados para diversos fins comerciais e de gestão,” afirma Albert Pang, Presidente da empresa de estudos de mercado, Apps Run the World em Dublin, CA. “A anterior geração de soluções analíticas – como Hyperion, Cognos e outras, é boa para suprir as necessidades dos grandes volumes de dados, sobretudo nos casos em que são utilizadas para prover as consolidações financeiras e a elaboração de relatórios complexos. Porém atualmente as empresas movem-se a um ritmo cada vez mais rápido, e a pressão das necessidades de análise e de tomada de decisões são transversais a toda a organização e a todos os níveis de utilizadores, quer estes estejam diretamente na área da gestão dos negócios ou não. A rigidez e a complexidade destas soluções de análise tornam-nas desadequadas para se adaptarem e responderem cabalmente às necessidades e aos requisitos atuais com que as empresas se confrontam, e que se caracterizam pela pequena dimensão e pela rapidez.”

Inquiridos afirmam que as novas soluções de TI deverão contribuir para reduzir os custos e aumentar as receitas das empresas

78% dos inquiridos pelo estudo revelou acreditar que as margens operacionais obrigam as empresas a procurar novas soluções de TI, que lhes permitam ao mesmo tempo reduzir os custos e aumentar as receitas. Adicionalmente 80% afirmou que uma melhor utilização das soluções de Business Intelligence e das ferramentas analíticas contribuirá para aumentar a capacidade competitiva dos seus utilizadores, elevando-a para níveis superiores aos atuais. A esmagadora maioria (72%) referiu que os recursos disponibilizados pelo seu software financeiro estão muito centralizados nesta área. Cerca de 63% destacou que, além disso, estas soluções estão mais orientadas a suportar o planeamento de longo prazo do que a responderem às necessidades de nível operacional que se colocam diariamente no âmbito da tomada de decisões.

Os resultados do estudo revelam igualmente que os inquiridos da região dos EUA e do Canadá têm opiniões mais firmes do que os das outras regiões, no que diz respeito à necessidade dos utilizadores empresariais acederem de forma mais direta às ferramentas analíticas. Por exemplo, 78% dos profissionais desta região afirmou acreditar que a sua organização poderia ser mais competitiva se o acesso direto a estas ferramentas se adaptasse às suas necessidades específicas. Muitos dos seus colegas europeus estavam também de acordo neste ponto, mas em menor número – apenas 59%.

A maioria dos directores de TIC (mais de 60% em todas as regiões) converge na opinião de que as tradicionais soluções analíticas são muito dispendiosas, pesadas e complexas. Além disso, só ao fim de muito tempo passam a ser utilizadas de forma intuitiva por todos os colaboradores. Cerca de 70% dos inquiridos referiu que os modelos de pagamento à medida do consumo/utilização contribuem para que se amplie a adoção das ferramentas analíticas nas suas organizações, nas mais diversas áreas de negócio que as integram. Ficou também expressa uma visão semelhante em relação ao papel que as soluções de menor dimensão e mais focalizadas, de tipo app store, podem representar no aumento dos níveis de desempenho nas várias áreas funcionais.

É cada vez maior o número de utilizadores que procura soluções de software com funcionalidades capazes de mudarem facilmente

Três quartos dos inquiridos acreditam que o fato dos utilizadores poder dispor da capacidade de realizar alterações nas aplicações de software de gestão das suas empresas, sem necessidade de recorrer a programação, aumentaria a capacidade de tomar melhores decisões todos os dias. Em todas as regiões mais de 90% dos profissionais inquiridos concordou com esta afirmação.

“O novo papel dos responsáveis de TIC e das áreas de gestão é aumentar o seu peso estratégico através da análise dos cenários, passando a serem mais um controlador aéreo do que um piloto”, explica Albert Pang. “As organizações confrontam-se com um número crescente de requisitos técnicos a que é preciso responder, e os dados residem agora em ambientes de nuvem, potencialmente localizados em todo o mundo, exigindo novos desafios aos firewall e à segurança dos sistemas. Dispositivos móveis de todo o tipo oferecem novas formas de aceder e sintetizar informações úteis. Há ainda que ter em conta que as decisões de negócio, o mercado e a tecnologia estão a evoluir à velocidade da luz. Todos estes fatores estão a redefinir a forma como os utilizadores empresariais encaram as ferramentas de software de que precisam para tomar decisões críticas todos os dias.”

O estudo patrocinado pela UNIT4 pode ser consultado aqui.

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