Mais de 1500 alunos do quinto ao 12º ano frequentaram sessões de literacia financeira

O Oney Bank e a Sol Sem Fronteiras – Organização Não Governamental para o Desenvolvimento, continuam a apostar na promoção da literacia financeira em Portugal. A quinta edição, consecutiva, das sessões de educação financeira do programa ‘Eu conto, tu contas, ele conta, todos contam’, decorreu entre os meses de Março e de Maio deste ano e chegou a 1578 alunos de 16 escolas de norte a sul do País, num total de 63 sessões que envolveram 11 voluntários do Oney, membros da equipa da Sol Sem Fronteiras e mais de 40 professores.

As sessões de literacia financeira chegaram a alunos do quinto ao 12º ano de escolas em Santo Tirso, Amadora, Vila Nova da Barquinha, Corroios, São Brás de Alportel, Lisboa, Mafra, Póvoa de Santa Iria, Sintra, Seixal, Bucelas e Peniche. Uma vez que envolvem diferentes idades, os conteúdos abordados, como a diferença entre necessidades e desejos, o orçamento familiar e os investimentos e os impostos, foram adaptados com o objectivo de ajudar todos os estudantes na preparação para uma vida financeira mais consciente e responsável.

«São já cinco anos de contributo para o conhecimento dos termos financeiros e económicos, em conversas abertas nas escolas, junto da população estudantil em Portugal e este é um orgulho enorme, o de continuarmos esta parceria com a Sol Sem Fronteiras. Em conjunto, transmitimos conceitos de modo simples, atual e prático. Explicar a gestão do dinheiro é urgente, pois enquanto instituição financeira temos esta responsabilidade social e entendemos a sua pertinência. Acreditamos que irá traduzir-se num benefício individual e também um ponto favorável para uma sociedade economicamente mais saudável e conhecedor», afirma Ágata Bettencourt, head of Employee Experience Portugal & Spain do Oney Bank em Portugal.

A iniciativa pretende colmatar o reduzido conhecimento de literacia financeira em Portugal, reforçando a capacitação das gerações mais jovens, dando-lhes esta competência fundamental. Apesar de o Governo ter reconhecido a sua importância, com a implementação de um projeto-piloto no atual ano letivo para algumas escolas e o lançamento de um guião para o pré-escolar, a literacia financeira continua a ser ainda pouco explorada no atual currículo escolar.

«Para esta nova edição, decidimos apostar numa metodologia ainda mais dinâmica, que coloca os alunos como protagonistas do seu próprio processo de aprendizagem através de jogos em sala, questões com dilemas financeiros e desafios práticos com simulações de cenários reais. No total destes cinco anos de programa, já chegámos a mais de 6800 alunos, um número que nos deixa entusiasmadas para continuar», sublinha Inês Souta, Diretora Executiva da Sol Sem Fronteiras.

Em dados acumulados das cinco edições, o projecto já concretizou 282 sessões em 78 escolas, com 86 voluntários Oney, alcançando mais de 6800 estudantes.

Ler Mais