Mais de 30% das empresas portuguesas pretende disponibilizar trabalho remoto em full-time

Segundo o Flexible Work Survey 2021 da Mercer, 75% das empresas inquiridas planeiam oferecer um modelo híbrido (remoto e presencial), como parte da política de Trabalho Flexível e 33% planeiam disponibilizar o trabalho remoto em full-time.

 

Já 30% das organizações já permitem que os colaboradores trabalhem de forma remota, independentemente da sua localização, passando o “home” office a ser “anywhere” office.

Em relação aos horários, o estudo mostra que 71% das organizações planeia oferecer um horário flexível, 30% optarão pela oferta de horários reduzidos ou em part-time, e 21% vão permitir a possibilidade de personalizar horários, ou ter turnos. Apenas 11% planeia ter semanas de trabalho flutuantes e 12% semanas condensadas.

O estudo indica que a forma como o trabalho é desenvolvido ou distribuído dentro das equipas e Organizações também tem evoluído. 34% das empresas planeiam recorrer a freelancers e associados, isto é, colaboradores não permanentes, e cerca de 34% projectam optar pelo pool interna de talentos, alocando colaboradores a projectos fora da sua área habitual de actuação.

A maior parte das empresas inquiridas demonstraram que o trabalho flexível será voluntário, para os colaboradores elegíveis (74%).

Vânia Fonseca, senior consultant da Mercer Portugal e Marta Dias Gonçalves, principal da Mercer Portugal, coordenaram o estudo e acreditam que a pandemia inevitavelmente veio acelerar a tendência das organizações de implementarem modelos de trabalho flexível.

O estudo da Mercer expõe ainda que a reflexão sobre a flexibilidade no trabalho tem impactado os espaços de trabalho, que irão sofrer alterações nos próximos anos. 46% das Organizações pretendem mudar os escritórios nos próximos cinco anos, tornando-os mais eficientes. As previsões mais frequentes para estas renovações são a diminuição dos espaços/edifícios, dos gabinetes individuais, ou a mudança para espaços mais colaborativos, como open office e hot desking.

O Flexible Work Survey 2021 da consultora Mercer foi realizado entre Maio e Junho de 2021 e contou com a participação de 80 empresas em Portugal dos mais diversos sectores. Analisa as tendências da adopção de modelos de flexibilidade, o impacto do trabalho flexível nos espaços, a implementação e gestão das políticas e o impacto do trabalho remoto.

Ler Mais