Mais de 60% das empresas europeias têm dificuldade em recrutar para vagas de emprego em tecnologia

Na Europa, 64% das grandes empresas e 56% das pequenas e médias empresas têm dificuldade em encontrar talentos para empregos relacionados com a área de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). A conclusão é do estudo “Digital Skills Research” da Salesforce e da RAND Europe.

Actualmente, as empresas enfrentam um novo desafio neste mundo digitalizado não há pessoas suficientes e com as competências digitais certas para impulsionar a transformação das suas empresas na actualidade e para o futuro.

O estudo revela ainda que 87% dos gestores estão a sofrer ou esperam vir a sofrer as consequências desta falta de competências digitais na sua equipa.

De acordo com o estudo, a oferta de formação não dá resposta à vasta procura por competências digitais, e a lacuna continua a aumentar devido a um conjunto de factores que vão desde as novas tecnologias emergentes às desigualdades sociais e económicas sistémicas. As decisões que as empresas tomam hoje para resolverem a falta de competências digitais, ou a ausência de qualquer decisão, vão ter impacto em todas as gerações futuras.

As competências digitais abrangem um conjunto de capacidades relacionadas com a utilização de dispositivos digitais, aplicações de comunicação e redes para aceder e gerir informações, desde a pesquisa online básica e utilização de e-mail até à programação e desenvolvimento de software. O que foi uma migração gradual de uma década no que toca às experiências digitais, acelerou rapidamente nos últimos 18 meses.

O estudo conclui, neste sentido, que o investimento sustentado em competências digitais, para apoiar as mudanças impulsionadas pela digitalização em oportunidades de carreira, é essencial para a recuperação económica global, bem como para um crescimento económico resiliente e de longo prazo.

Ler Mais