Segundo o Relatório de Ciberpreparação 2024 da Hiscox, a escassez de profissionais qualificados na área da cibersegurança, continua a ser um problema crítico, com mais de metade das empresas (52%) a reportar uma falta significativa de especialistas, e 34% a admitir que as suas medidas de cibersegurança estão comprometidas devido à ausência de conhecimentos específicos na gestão dos riscos associados às tecnologias emergentes.
Além disso, uma proporção semelhante de líderes empresariais não considera que as suas organizações estejam adequadamente preparadas para enfrentar ciberataques.
De acordo com o Relatório de Ciberpreparação 2024 da Hiscox, um estudo anual que avalia o nível de preparação das empresas face a ameaças cibernéticas, com base em inquéritos realizados a milhares de organizações em vários países, 70% das empresas inquiridas já integraram a inteligência artificial generativa nas suas operações, número que tem vindo a aumentar ao longo dos últimos anos.
Além disso, 64% dos inquiridos acreditam que a inteligência artificial será fundamental na definição da abordagem das respectivas empresas à cibersegurança até 2030, ao permitir uma análise mais rápida e eficiente das ameaças e vulnerabilidades.
Segundo o relatório, 67% dos líderes empresariais afirmam que o investimento em tecnologia de ponta é uma das principais prioridades das suas organizações.
Neste sentido, o relatório mostra uma crescente sensibilização por parte das empresas para os benefícios que as novas tecnologias podem trazer para o seu negócio. Contudo, um em cada quatro líderes das organizações inquiridas não acredita que a adopção destas novas tecnologias, como a inteligência artificial, represente um risco adicional para as suas empresas, o que revela que subestimam os riscos de cibersegurança associados a estas ferramentas.
No entanto, o estudo revela que ainda há um longo caminho a percorrer para muitas empresas, um terço (32%) das organizações abordadas, reconhece estar a ficar para trás na adopção das tecnologias de cibersegurança necessárias.














