Mais do que falar é preciso tornar a saúde mental nas empresas uma realidade. Consiga-o com estas dicas

Hoje mais do que considerar que o tema é individual ou familiar, devemos entender como afecta muitas empresas em todo o mundo. A maneira como um colaborador sente afeta o seu comportamento e consequentemente o seu desempenho e produtividade. Afecta ainda o ambiente e colegas e poderá afetar a segurança no local de trabalho.

A Seresco, empresa tecnológica especializada em processamento salarial e RH, defende que é necessário ajudar os seus colaboradores a cuidar da sua saúde mental como parte dos seus procedimentos para garante da saúde da sua empresa.

Cinco dicas simples para tornar realidade na sua empresa:

  • Promova um real e saudável equilíbrio entre vida pessoal-profissional à sua equipa. Verifique se oferece as condições necessárias para que este equilíbrio aconteça.
  • Desenvolva programas de bem-estar para a sua equipa: amplamente reconhecidos e adoptados globalmente, ajudam as empresas a proporcionarem aos seus colaboradores uma ajuda, caso seja necessário.
  • Estimule a abertura para a discussão interna desses temas e desmistifique-os para que todos se sintam confortáveis e sem estigmas.
  • Inclua no pacote de benefícios, as consultas de psicologia, de terapia, sessões de relaxamento e outros que beneficiem momentos verdadeiros de conforto
  • Discuta a saúde mental também no trabalho. Aproxime o tema, esclareça, alerte, e deixe sempre a sua porta “aberta”.