«Mais do que nunca, o digital é o presente e o futuro», destaca o CEO da Neves de Almeida

A Neves de Almeida HR Consulting adquiriu recentemente a maioria do capital da agência digital Makeadream depois de dois anos de trabalho em regime de parceria. A justificação é simples: o digital é o presente e o futuro.

 

Por Sandra M. Pinto

 

Face ao paradigma actual e às necessidades diárias que se têm vindo a colocar para manter a proximidade e o foco das equipas de trabalho, a Neves de Almeida HR Consulting apresenta agora uma resposta tecnológica comprovada através de soluções digitais, implementadas com o apoio da Makeadream, especialista na área. Em entrevista à Human Resources, Pedro Rocha e Silva, CEO da Neves de Almeida HR Consulting, e Pedro Palrão, CEO da Makeadream, explicam de que forma vão superar os desafios e como vão desenvolver as novas capacidades que lhes permitam ultrapassar as expectativas.

 

O que é que levou a Neves de Almeida HR Consulting a tomar a decisão de adquirir a Makeadream?
Pedro Rocha e Silva (PRS): A principal motivação prende-se com o mercado. Mais do que nunca, o digital é o presente e o futuro na forma como as organizações gerem as suas pessoas e na forma como estas colaboram entre si. Os processos são cada vez mais digitais e quem não evoluir nesse sentido ficará seguramente numa situação de elevada fragilidade.

Por outro lado, a experiência acumulada de dois anos de trabalho com a Makeadream fez-nos concluir que existe um forte alinhamento cultural e de pontos de vista, algo essencial para podermos dar o passo no sentido de uma relação mais sólida e duradoura.

 

Que mais-valias é que a Makeadream vos vai trazer?
PRS: A Makeadream vem complementar todas as áreas de actuação da Neves de Almeida HR Consulting com uma componente tecnológica robusta e criativa e com uma solidez resultante de vários anos de casos de sucesso.

No fundo, este “casamento” permite reforçar ainda mais a resposta integrada que a Neves de Almeida já assegurava, com o suporte tecnológico essencial nos dias de hoje. Face ao paradigma actual e às necessidades diárias que se têm vindo a colocar para manter a proximidade e o foco das equipas de trabalho, a Neves de Almeida HR Consulting apresenta agora uma resposta tecnológica comprovada, através de soluções digitais implementadas com o apoio da Makeadream, especialista na área.

A transformação digital a que assistimos na vida das empresas assenta principalmente em três vectores: pessoas – canais – processos. Mais do que uma forma de fazer com que as pessoas se envolvam em determinada situação, estas soluções oferecem incentivos para que se sintam empolgadas a realizar uma acção ou progredir uma tarefa.

 

Sentem que a actual pandemia finalmente despertou as empresas para a imprescindibilidade do digital?
Pedro Palrão (PP): Conforme temos constatado em vários sectores de actividade, a pandemia veio fundamentalmente acelerar drasticamente processos de adopção do digital, seja na forma como as organizações interagem com os seus clientes e desenvolvem o seu negócio, seja na forma como gerem as suas pessoas e como estas interagem entre si.

 

Acabou por “ajudar” a vossa actividade…
PP: Naturalmente, este contexto veio acelerar a necessidade de soluções digitais como as que a Makeadream tem vindo a desenvolver, pelo que representa um aumento da actividade. Sendo soluções sempre customizadas às características de cada cliente, esse aumento de actividade representa, obviamente, o robustecer das funcionalidades oferecidas e um contínuo upgrade das soluções.

 

Acham que a procura por parte das empresas por soluções mobile e digitais na área dos Recursos Humanos é uma tendência que vai continuar a acentuar-se?
PRS: É uma inevitabilidade. Não só porque as organizações sentem essa necessidade, por toda a alteração de modelos de trabalho que aí vem, como também porque as novas gerações o exigem.

 

De que modo pode a Makeadream ajudar na implementação de processos mais digitais na área de Gestão de Pessoas?
PP: Esta é uma fase em que a transformação digital dos negócios das empresas vai continuar a acelerar. Enquanto agência digital, temos de aproveitar e conseguir que este processo seja feito com crescimento e inovação, sentido de missão e resultados.

É também uma fase que nos obriga a repensar as nossas próprias soluções de forma a antecipar necessidades – que já existem – na gestão remota de pessoas e monitorização do seu desenvolvimento, motivação e engagement com as organizações.

 

Quais as características mais importantes e diferenciadoras destas soluções?
PP: Claramente, a componente de acessibilidade mobile, aliada à componente de gamificação e disponibilização de analytics relevantes sobre os colaboradores, as suas preferências e comportamentos.

 

Significa que há um acompanhamento real e on time?
PP: Acreditamos que a mais-valia das nossas soluções digitais sejam os desenhos de experiência de utilizador que processam dados e apresentam às equipas de gestão informação útil e fundamental para a tomada de decisão num curto espaço de tempo.

 

Ao nível da formação, qual a oferta apresentada pela Makeadream às empresas?
PP: A formação tem sido desenhada em processos de gamification que são complementados com conteúdos dinâmicos,
«através de uma plataforma web e app mobile. A combinação de e-learning com gamification e storytelling tem-nos permitido criar projectos de formação mais atractivos e eficazes.

 

Uma das maiores dificuldades sentidas pelas empresas nos últimos meses diz respeito às acções de onboarding. Que soluções apresenta a Makeadream relativamente a este tema?
PP: A digitalização do onboarding tem tido principalmente uma componente muito importante de comunicação e alinhamento com a cultura da empresa. Só desta forma podemos contar a história da empresa, desenhar um “tabuleiro de jogo” onde o colaborador possa ter uma “viagem” através de vários temas da empresa, em que as principais mensagens e conteúdos são trabalhadas em formato de desafios/jogos. O output destas soluções é um diário de bordo, onde o colaborador fica com o registo da sua experiência e com a indicação do match entre o seu perfil e as várias áreas da empresa.

 

No que diz respeito ao desenvolvimento e inovação, quais as propostas e de que forma funcionam?
PP: Temos uma solução que pretende monitorizar a gestão do talento da empresa, assim como implementar planos de desenvolvimento de cada colaborador. O módulo de inovação procura envolver os colaboradores na construção e contributo de ideias que possam melhorar os desafios que a empresa identifica como prioritários. Esta dinâmica, assente também em modelos de gamification, permite uma maior aproximação dos colaboradores à organização.

 

Como funciona a ferramenta de feedback e quais os seus objectivos?
PP: O principal objectivo é ser uma ferramenta para a construção e orientação de uma cultura de feedback na empresa. A existência da possibilidade de um colaborador dar ou solicitar feedback espontâneo àqueles com quem interage permite que o ciclo de feedback exista de forma natural, e acaba por criar rotinas de feedback.

 

As propostas da Makeadream são apenas versão web ou também aplicação?
PP: A maioria das nossas soluções têm a versão web e versão aplicação, sendo que todas as versões web são desenvolvidas, em primeiro lugar, para uma experiência mobile. As soluções estão desenhadas para que possam funcionar de forma modular, em função do projecto/empresa são activados os módulos necessários.

A principal dificuldade no desenvolvimento de software/produto é que cada empresa tem as suas especificações e necessidades. Tentamos ter um equilíbrio entre o standard e a customização q.b., que permita ir ao encontro das necessidades da empresa.

 

Há então a preocupação de adaptar a solução à cultura da empresa?
PRS: O principal objectivo destas soluções é que sejam ferramentas de trabalho dos colaboradores e que possam encaixar nos processos e fluxos de comunicação/ desenvolvimento das empresas, por isso existe uma grande preocupação em perceber “a big picture” e identificar em que parte ou momento as nossas soluções podem alavancar valor.

 

Quais as mais-valias desta solução?
PRS: Nós temos uma visão romântica deste conjunto de módulos, que acaba por ser um canivete suíço para o colaborador, porque permite-lhe aceder, trabalhar e monitorizar a sua formação, o seu feedback, o seu acolhimento, a sua formação, o seu desenvolvimento, e contribuir para a inovação da empresa.

Do ponto de vista das empresas, estas soluções são autênticos “cavalos de Tróia”, porque permitem sentir o pulso dos colaboradores de forma analítica. Acreditamos, e estamos a trabalhar nesse sentido, que o próximo passo é desenvolver mecânicas de inteligência artificial para que as soluções sejam um autêntico aliado das empresas no desenvolvimento dos seus colaboradores.

 

Este entrevista foi publicada na edição de Junho (n.º 114) da Human Resources.

 

Ler Mais