Mandar embora os “velhos” e contratar novos pode até ser mais fácil, mas não é melhor

As empresas deparam-se com um dilema: se por um lado, têm pessoas cujas competências ou funções se tornaram obsoletas, por outro, não têm facilidade em encontrar no mercado as competências de que precisam, principalmente se não estiverem dispostas a ceder em algumas matérias. A solução parece óbvia – requalificar. É o que as empresas estão a fazer?

Por Ana Leonor Martins | Fotos Nuno Carrancho

 

A verdade é que não há muitos casos de sucesso de reskilling nas empresas. A justificação (uma delas, pelo menos) parece ser porque não é imediato. E o processo exige tempo. Por outro lado, implica também haver “suporte financeiro”. E vontade, tanto das empresas como das pessoas. Mas há muitas pessoas que não querem. Dá trabalho. É preciso convencê-las; fazê-las perceber que a sua função perdeu relevância e vai desaparecer. Não será de um dia para o outro, mas vai acontecer. A transição exigirá que a formação seja feita em paralelo. Exigirá disponibilidade – de tempo, e também mental.

Fazer upskilling será, talvez, mais fácil, mas ainda assim também se faz pouco. Menos do que as empresas precisariam. E, claro, depende das funções em que estão, mas muitos desses “antigos” detêm conhecimento preciso sobre as empresas, conhecimento que é fundamental passar aos mais novos. Numa altura em que tanto se fala de ESG e sustentabilidade, este é um caminho que tem de se seguir. Por um outro facto ainda: os “antigos” asseguram a empresa; não saem. São mais fiéis.

Como habitualmente, o almoço do Conselho Editorial da Human Resources realizou-se no Vila Galé Ópera, em Lisboa, a convite de Gonçalo Rebelo de Almeida. Estiveram presentes os conselheiros: Ana Porfírio (Jaba Recordati), Elsa Carvalho (WTW), Inês Madeira (Grupo FHC), Joana Queiroz Ribeiro (Fidelidade), Marco Serrão (Galp), Margarida Cardoso (Tabaqueira/ PMI), Maria João Martins (My Change), Nuno Troni (Randstad), Pedro Ribeiro (Super Bock Group), Pedro Rocha e Silva (Neves de Almeida HR Consulting), Sara Silva (L’Oréal) e Susana Silva (El Corte Inglés).

Almoço do Conselho Editorial da Human Resources, artigo publicado n.º 147, de Março de 2023

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