Maria Roman, Lidl: Adaptabilidade como palavra-chave para 2021

2020 colocou-nos à prova. Mostrou-nos que a imprevisibilidade faz parte do nosso quotidiano e que temos de estar preparados para vários cenários com uma adaptabilidade permanente. Desafiante e intenso, 2020 exigiu a optimização da gestão das equipas, bem como uma grande capacidade de adaptação e resiliência de todos os colaboradores, em todas as fases da pandemia.

 

Por Maria Roman, administradora de Recursos Humanos do Lidl Portugal 

 

Para muitas empresas foi um desafio sem precedentes gerir equipas com necessidades díspares – tanto presencial como remotamente – e continuar a acompanhar as operações de perto, colocando também à prova a sua capacidade de liderança (e das próprias chefias) que se depararam com novas realidades, como a imperatividade do trabalho remoto.

No Lidl, a comunicação assumiu ainda maior importância, tendo sido prioritário garantir uma correcta informação e protecção dos colaboradores, através de uma aposta numa Comunicação Interna forte, em permanente actualização, capaz de gerir os receios e comunicar os novos procedimentos colectivos. Adicionalmente, todas as chefias receberam de imediato formação de como liderar à distância e foram sendo disponibilizadas dicas no portal interno da empresa sobre teletrabalho, incluindo a elaboração de um Guia Prático de trabalho remoto para ajudar os colaboradores.

Foi necessário um maior grau de comprometimento e munir as equipas das melhores condições de trabalho possíveis, garantindo que continuariam com o mesmo dinamismo e competitividade. Só cumprindo estas premissas foi possível fazer a roda girar, colocando sempre o bem-estar e a segurança dos colaboradores em primeiro lugar, acreditando nas suas capacidades, para as empresas enfrentarem as fragilidades desta pandemia.

No sector do Retalho, a grande maioria da operação actua no terreno, pelo que o teletrabalho é uma realidade e uma possibilidade para uma minoria. Foi um sector que esteve desde sempre na linha da frente a garantir que nenhum bem essencial faltava aos consumidores, sendo crucial garantir a segurança e uma correcta informação e protecção de todos. Os colaboradores são a chave da empresa, mas em 2020 foram, como nunca, os protagonistas e heróis, porque se adaptaram a novos métodos de trabalho em casa e incansáveis os que se mantiveram no terreno para que nada faltasse (e não faltou) aos consumidores.

Transversalmente, todas as decisões tomadas em 2020 pautaram-se pelo foco no bem-estar e na segurança dos colaboradores. O teletrabalho não é uma novidade para o Lidl. Ainda antes da pandemia, já era possível efetuar home office em algumas áreas, uma vez por semana. A pandemia trouxe consigo o desafio de alargar essa possibilidade a todas as áreas de suporte e por um período prolongado, tendo sido criadas ferramentas para permitir que estas áreas se ligassem remotamente, e em simultâneo. Nesse sentido, no Lidl e logo no início da pandemia decidimos adoptar este regime para as situações em que era possível, muito antes de ser obrigatório, depois do estado de emergência.

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