
MC Sonae: Saúde e segurança com foco nos colaboradores
As estratégias e iniciativas que têm transformado a MC Sonae num exemplo de cuidado integrado, promovendo saúde física, mental e social.
Uma das maiores empregadoras do país, a MC Sonae tem colocado o bem-estar dos seus colaboradores no centro da sua missão. Filipa Alves Rocha, area leader saúde ocupacional, ergonomia & segurança no trabalho, revela como a empresa tem desenvolvido programas inovadores, que vão desde a prevenção de acidentes à promoção da saúde mental, passando por iniciativas de apoio social. A empresa equilibra uma visão holística do bem-estar com acções práticas, respondendo às necessidades de uma equipa diversa e fortalecendo a cultura organizacional e a produtividade.
Quais são as principais iniciativas que a MC Sonae tem vindo a implementar para promover a saúde e segurança dos seus colaboradores?
O bem-estar é um dos pilares da Employee Value Proposition da MC: desde sempre a organização cuidou do bem-estar dos seus colaboradores de forma integrada e complementar, proporcionando diversas iniciativas e apoios, com vista a sensibilizar para a importância do equilíbrio e da visão holística do tema. Na MC acreditamos que ter colaboradores informados e sensibilizados para o impacto do bem-estar na sua vida pessoal e profissional contribui para uma cultura organizacional mais sólida, um melhor desempenho das equipas e uma maior satisfação com a empresa. Sabemos que a saúde é um estado de completo bem-estar, que interliga as dimensões física, mental e social, e não pode ser assumida apenas como a ausência de doença. Trabalhar estes três eixos exige ambição, foco, assertividade e um forte compromisso da organização, suportado numa estratégia que disponibiliza os recursos necessários e a capacidade de os colocar ao serviço de todas as pessoas. A MC tem vindo ao longo dos anos a trabalhar vários eixos do bem-estar, em planos que contribuem para esse objetivo, existindo uma estratégia de endereçamento das componentes física, mental e social.
A empresa investe em programas de bem-estar para os seus colaboradores. Quais são as principais áreas de foco dessas iniciativas, como saúde física, mental ou social?
A nível da saúde física, o plano da equipa de Saúde Ocupacional é desenvolvido em duas vertentes: o acompanhamento dos colaboradores de forma regular e em proximidade, através da realização das consultas de medicina do trabalho e consultas de medicina geral, e a dinamização ao longo do ano de acções específicas de sensibilização e prevenção. Desenvolvemos um programa especial de acompanhamento personalizado para os nossos colaboradores com excesso de peso e obesidade, apostando na literacia em saúde e proporcionando acompanhamento de nutrição para colaboradores com IMC > 30. Além disso, incentivamos a prática de actividade física com o programa Caminhar é o Melhor Remédio, que consiste em caminhadas guiadas por médicos do trabalho em várias localidades do país.
No “Maio, Mês do Coração”, promovemos rastreios cardiovasculares em mais de 180 gabinetes médicos internos por todo o país. No mês de Outubro realizamos campanhas de sensibilização para a prevenção do cancro de mama – Outubro Rosa. Ao longo do ano, nos nossos canais de comunicação interna celebramos ainda efemérides ligadas ao tema, disponibilizando conteúdos de educação para a saúde cuja curadoria é assegurada pela equipa de Saúde Ocupacional, aumentando assim a sensibilização e a consciência individual de cada uma das nossas pessoas. A MC conta ainda um programa de vacinação antigripal totalmente gratuito para as suas pessoas. E não podemos deixar de destacar o nosso programa DAE, com mais de 200 desfibrilhadores automáticos externos, mais de 1300 operadores de DAE (nossos colaboradores, voluntários) e dez vidas salvas nos últimos três anos!
No que diz respeito à saúde mental, a MC desenvolveu um programa específico que tem como objectivos informar, garantir ajuda e capacitar líderes e cada uma das nossas pessoas para estar atenta aos seus sinais e aos dos outros. O #PrecisamosFalar – assim designamos o nosso programa – nasceu em 2021 e tem vindo a evoluir de forma consistente, procurando, através de diferentes abordagens, desmistificar o tema da saúde mental e explorar todas as vertentes do tema, de forma holística e integrada, apostando em três grandes eixos: sensibilização, informação e formação. Acreditamos que as lideranças assumem um papel decisivo na prevenção e apoio às suas equipas, pelo que desenvolvemos uma formação específica que permite reconhecer os sinais de alerta e disponibiliza estratégias de diálogo e actuação com colaboradores que enfrentam problemas de saúde mental. E porque temos uma população muito vasta e heterogénea em termos de interesses, perfis e experiências, apostamos no formato podcast para abordar temas tão relevantes e distintos como a ansiedade, a gestão de stress, o sono, a parentalidade, a inteligência emocional, entre outros, tendo como convidados especialistas de renome nas diferentes áreas.
O caminho da saúde mental passa pela confiança e pela transparência: e queremos que as nossas pessoas saibam que na MC é seguro falar dos seus problemas e que haverá sempre abertura para encaminhar, ajudar e resolver. Mas este triângulo não se fecha sem o terceiro vértice: o bem-estar social, e também neste campo temos vindo a trabalhar de forma concertada. Desde 2013, o programa Somos Sonae, realizado em parceria com a Cruz Vermelha Portuguesa, apoia os nossos colaboradores em situação de vulnerabilidade (um apoio que engloba as suas famílias), atuando nas componentes económica, jurídica e social.
Que iniciativas a empresa desenvolve para garantir a segurança dos seus colaboradores?
Endereçando o eixo da segurança, temos a equipa de Ergonomia & Segurança no Trabalho, que dinamiza a formação e acompanhamento das equipas de terreno, implementando metodologias de prevenção de acidentes, desenvolvendo novos equipamentos e soluções mais ergonómicas para o desempenho das funções das diferentes áreas e promovendo igualmente acções de sensibilização em temáticas específicas. Com o propósito de responder a uma necessidade emergente de mudança e ajuste de algumas operações críticas desempenhadas, seja pela sua penosidade, desgaste ou repetição contínua, esta equipa iniciou em 2021 o programa para a melhoria das condições de trabalho.
Este programa passou, em diferentes fases, pelas lojas, logística e estruturas centrais. Em cada um destes espaços de trabalho foi realizado um diagnóstico profundo e caracterização das actividades executadas, através de um mapeamento e avaliação das tarefas, baseado no nosso modelo Y. Este modelo inovador e até aqui inexistente no histórico do retalho alimentar, assenta em 3 eixos, interdependentes e complementares – segurança, ergonomia e eficiência operacional – o que permitiu obter dados como criticidade ergonómica, de segurança e tempo de ocupação das tarefas, possibilitando posteriormente intervir de forma abrangente e sistémica, actuando de forma estruturada na transformação dos nossos postos de trabalho e implementação de soluções de melhoria.
Esta intervenção tem englobado introdução de novas máquinas e equipamentos de trabalho, novos métodos de trabalho, estratégias de prevenção e iniciativas direccionadas ao bem-estar físico e psicológico dos colaboradores. Com esta intervenção temos conseguido reduções de cerca de 60% do nível de risco ergonómico, reduções até 80% no nível de risco para a segurança (de acordo com cada solução), reduções substanciais de custos associados a consumos, aumentos na eficiência dos processos, redução dos tempos necessários para execução de tarefas e aumento da satisfação e bem-estar geral. Destaque para o 1º Centro de Prevenção de Lesões Musculoesqueléticas no entreposto da Maia, onde os colaboradores têm sessões de reforço muscular e fisioterapia para prevenção de lesões/doenças musculoesqueléticas e para actividades regulares de correcção postural e ergonomia no posto de trabalho implementadas para as equipas de escritórios.
De que forma a MC Sonae mede a eficácia dos seus programas de bem-estar e qual o retorno que têm observado em termos de satisfação e produtividade dos colaboradores?
A eficácia dos programas de bem-estar envolve uma combinação de indicadores quantitativos e qualitativos, entre eles: a taxa de concretização dos exames médicos e recurso a consultas, taxa de absentismo por doença, as visualizações, likes e comentários dos nossos podcasts, taxa de concretização das formações, resultados do nosso survey de clima social (Tu Contas na MC), assim como da avaliação de riscos psicossociais em contexto laboral, os índices de sinistralidade, não esquecendo o feedback regular dos colaboradores sobre os programas e a consulta aos colaboradores em matéria de saúde e segurança no trabalho. Acreditamos que as empresas que investem no bem-estar e na saúde mental dos seus colaboradores, para além da responsabilidade social, assumem uma estratégia essencial para o sucesso sustentável das organizações.
Como adaptam as iniciativas de bem-estar para garantir que respondem às diferentes necessidades dos colaboradores, considerando a diversidade da equipa? Numa organização desta dimensão, coexistem todas as necessidades, com colaboradores de diferentes idades, nacionalidades e funções, que desempenham actividades em retalho alimentar, logística e estruturas centrais. Para garantir que as iniciativas de bem-estar são inclusivas e eficazes, a empresa aposta numa abordagem flexível, adaptável e segmentada, ajustando as suas acções às diferentes realidades. A organização também adapta as suas iniciativas para a saúde física e segurança no trabalho, tendo em conta as exigências de cada área.
A empresa oferece apoio psicológico e programas relacionados com saúde mental. Como percepcionam a adesão dos colaboradores a essas iniciativas?
Para além do nosso programa #PrecisamosFalar, que endereça a temática da saúde mental na organização, os colaboradores da MC têm como benefício um seguro de saúde que permite o acesso a consulta gratuitas de psicologia por videochamada, comparticipação em consultas presenciais de psiquiatria/ psicologia e acesso a um conjunto de programas de bem-estar, via medicina online, como: Gestão de Stress e Ansiedade; Consulta de Parentalidade, Programa Dormir Melhor, Cessação Tabágica e Põe-te em Forma! O programa Somos Sonae, realizado em parceria com a Cruz Vermelha Portuguesa, é outro dos recursos em matéria de apoio psicológico, que apoia os nossos colaboradores em situação de vulnerabilidade. Tem sido um caminho, apostando no combate ao estigma, na literacia em saúde e numa mensagem forte de que na MC podemos falar abertamente sobre o tema, cuidamos uns dos outros e estamos disponíveis para ajudar, que tem sido muito bem recebida e reconhecida pelas nossas pessoas.
Quais são os principais desafios que a MC Sonae enfrenta ao implementar e manter políticas de bem-estar eficazes dentro da organização?
Implementar e manter políticas de bem-estar eficazes em grandes empresas pode ser desafiador, nomeadamente no que respeita ao grande investimento que tem que ser realizado de forma a instituir programas abrangentes e transversais a toda a população, no desafio que é medir os impactos das políticas de bem-estar, sobretudo no ROI das iniciativas, para além do esforço necessário para garantir uma comunicação eficaz numa organização com cerca de 38 mil pessoas, distribuídas por todo o país, em mais de mil unidades, mantendo o engagement e a participação activa.
Como é que a MC Sonae garante que as suas políticas de saúde e bem-estar estão alinhadas com as melhores práticas do mercado e com as necessidades reais dos colaboradores?
Através de uma abordagem estruturada, baseada numa análise e melhoria contínua e escuta activa dos colaboradores. Exemplo do alinhamento com as melhores práticas internacionais foi a adesão à iniciativa global “Good Work Alliance” que reforça o compromisso da MC em promover ambientes de trabalho saudáveis e sustentáveis, com o objectivo de formar 100% dos seus líderes em saúde mental até 2025. Outro factor essencial para garantir a eficácia das políticas é a avaliação regular das condições de trabalho e do impacto das iniciativas implementadas. A MC Sonae monitoriza indicadores como o Índice de Frequência e Gravidade de Acidentes, além de realizar inquéritos internos para medir a satisfação e recolher sugestões dos colaboradores, tendo assumido o compromisso de aumentar o seu índice interno de Cultura de Prevenção de Segurança no Trabalho em 5% até ao final de 2026. A organização estabeleceu ainda como meta, melhorar em 5% as dimensões favoráveis do COPSOQ III até 2026, uma ferramenta que avalia os riscos psicossociais no local de trabalho.
Este artigo faz parte do Caderno Especial “Saúde e Bem-estar” que foi publicado na edição de Março (nº. 171) da Human Resources.
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