Médis: Um regresso ao escritório mais activo e saudável

Se descurou a actividade física durante os últimos meses devido à pandemia e ao trabalho remoto, este é o momento certo para voltar a cuidar de si.

 

Os dados são da Organização Mundial de Saúde (OMS): um em cada quatro adultos e quatro em cada cinco adolescentes no mundo não praticam suficiente actividade física, sendo a recomendação geral, para os adultos, de 150 a 300 minutos de actividade aeróbica moderada a vigorosa por semana. Estes números já motivaram um alerta da OMS sobre o risco de uma nova “pandemia”, esta constituída por vários problemas de saúde provocados pelo aumento do sedentarismo em 2020, decorrente dos confinamentos provocados pela COVID-19.

De facto, não só em 2020 mas também na primeira metade de 2021, o trabalho remoto e o encerramento de muitos serviços fizeram diminuir o movimento pendular dos trabalhadores, mas também a prática de exercício terá ficado para segundo plano, com as pessoas a darem prioridade ao trabalho e às suas famílias. No entanto, está provado que o sedentarismo é uma das principais causas para o desenvolvimento de obesidade, doenças cardiovasculares e diabetes tipo 2, entre outros problemas de saúde.

É por isso que mudar de estilo de vida é crucial, e a localização onde se trabalha não pode ser motivo para não se adoptar hábitos de prática de exercício físico e de alimentação com benefícios para a saúde. Cada vez mais, a actividade física deve ser encarada como a principal forma de viver com saúde ao longo de toda a vida, e até à velhice. De notar que além da prevenção dos problemas de saúde já conhecidos, o exercício físico é uma excelente arma contra a depressão, as dores, a tristeza e a baixa auto-estima. De acordo com vários estudos, se todos fizéssemos mais exercício físico, teríamos de tomar menos medicação ao longo da vida e ficaríamos doentes menos vezes.

Felizmente, cada vez mais as empresas demonstram a preocupação de divulgar informação sobre hábitos de vida saudáveis junto dos seus colaboradores, ao mesmo tempo que promovem eventos tendo em vista este objectivo e fornecem às pessoas meios para aumentarem os seus níveis de actividade física. Do mesmo modo, a tecnologia acompanha esta tendência para a sensibilização quanto ao combate ao sedentarismo, através da comercialização de equipamentos wearable com funcionalidades como a contagem de passos, a monitorização dos batimentos cardíacos, o registo da actividade física ou mesmo a estimativa de calorias gastas ao longo do dia. Estes dispositivos ligam-se por Bluetooth ao smartphone e permitem uma monitorização prática do exercício físico, bem como a definição de objectivos e a realização de desafios.

 

Aproveitar a rentrée
Numa altura em que muitas equipas regressam aos seus postos de trabalho, depois de vários meses em teletrabalho – mas também para aqueles que continuam a trabalhar em regime remoto –, a Médis acaba de lançar um novo programa a pensar no regresso ao trabalho e no tema da prática de exercício físico.

Com o nome Médis Active, este programa surge como um «verdadeiro Serviço Pessoal de Saúde», afirma a seguradora em comunicado, e está integrado na app gratuita Médis, disponível para Android e iOS. A finalidade é «ajudar a conquistar objectivos diários, contribuindo para a gestão activa da saúde, enquanto potencia a diminuição do sedentarismo».

Para além da contagem de passos, a app permite definir objectivos e participar em desafios, disponibilizando ainda dicas de exercícios e conselhos para uma alimentação mais saudável. Quando pertencentes a um seguro de Saúde Corporate, permite comparar o desempenho individual com o do grupo, potenciando uma interacção em prol do bem-estar físico e mental de todos.

Na verdade, são várias as iniciativas desenvolvidas pela Médis tanto no campo individual como Corporate, oferecendo e proporcionando serviços e produtos que ajudam as empresas a potenciar eficazmente a saúde dos seus colaboradores.

Exemplo disso é o Programa Empresa Saudável que torna o seguro de saúde mais completo e reforçado com serviços para a empresa e os seus colaboradores, que conta com iniciativas que visam a avaliação de factores de risco, implementação de acções de melhoria e adopção de comportamentos mais saudáveis junto dos colaboradores das empresas clientes Médis. Este programa tem evoluído com o reforço da literacia em saúde através da implementação de planos de comunicação regulares que visam fortalecer o conhecimento sobre saúde, estimular a adopção de hábitos de prevenção e potenciar mudanças comportamentais para estilos de vida mais saudáveis. O programa Médis Active é mais uma das ferramentas que agora as empresas clientes podem utilizar para promover um estilo de vida mais activo, e consequentemente mais saudável, junto dos seus colaboradores.

 

Esta entrevista faz parte do Especial “Bem-estar nas empresas” na edição de Outubro (n.º 130) da Human Resources nas bancas.

Caso prefira comprar online, tem disponível a versão em papel e a versão digital.

Ler Mais
pub


Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

*