Melgaço vai investir mais de cinco milhões em áreas empresariais

Human Resources com Lusa
9 de Dezembro 2022 | 18:00

A Câmara de Melgaço aprovou um orçamento 32,5 milhões de euros para 2023, sendo que mais de 15 milhões de euros, cerca de 17%, são para investir em Áreas de Acolhimento Empresarial (AAE), informou a autarquia.

 

«Temos a oportunidade para dar mais um passo no posicionamento de Melgaço enquanto território central na atractividade empresarial no contexto da Galiza e Norte de Portugal, com condições vantajosas face a outras geografias para enfrentar a transição energética e digital em curso», afirma o presidente de câmara, Manoel Batista, citado numa nota enviada à imprensa.

O «Plano e Orçamento de Melgaço para 2023 ascende os 32,5 milhões de euros, sendo mais de 15 milhões para investimento, onde a grande fatia vai para as Áreas de Acolhimento Empresarial (AAE), representando perto de 5,5 milhões de euros», especifica a nota da autarquia do distrito de Viana do Castelo.

O montante do orçamento e grandes opções do plano da Câmara de Melgaço para o próximo ano, que foram aprovados com os votos favoráveis dos quatro elementos da maioria PS, e o voto contra dos três vereadores do PSD, representa mais cerca de 600 mil euros relativamente ao documento deste ano, no valor de 26,7 milhões de euros.

Continue a ler após a publicidade

Na nota, a autarquia destaca o início «da execução da candidatura ao PRR para upgrade tecnológico da Zona Industrial de Penso, no âmbito das Áreas de Acolhimento Empresarial de Nova Geração».

«O projecto prevê, entre outras vantagens, uma aposta no autoconsumo colectivo de energia, produção e armazenamento de H2 e ainda cobertura 5G em toda a área empresarial», sublinha o autarca socialista.

A habitação «representa a segunda grande aposta de Melgaço para o próximo ano, com 4,67% do orçamento, num total de cerca de 1,5 milhões de euros».

Continue a ler após a publicidade

Seguem-se os equipamentos desportivos e de lazer com 4,23% do investimento, a manutenção da rede viária municipal com 3,98%, os equipamentos culturais (2,83%), o abastecimento de água (2,34%) e a rede de infraestruturas eléctricas (2,13%).

«Num momento em que famílias, empresas e Estado enfrentam uma conjuntura volátil, a proposta apresentada pelo município de Melgaço oferece estabilidade, confiança e compromisso. Perante o quadro de desaceleração da economia portuguesa previsto para 2023, a aposta de Melgaço assenta num maior dinamismo do investimento, onde pontuará uma forte efectivação dos investimentos previstos no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), sendo estes investimentos mais importantes do que nunca», acrescenta Manoel Batista.

Contactado pela agência Lusa, o vereador do PSD no executivo municipal, José Passos Rodrigo, justificou a rejeição do documento por terem sido «aprovadas 11 das 31 propostas» que o partido apresentou aquando da elaboração do orçamento para o próximo ano.

«Das 11 propostas do PSD contempladas no orçamento para 2023, algumas são para concretizar a curto prazo e outras a médio prazo. É um orçamento que contempla mais investimento e não prevê, a muito curto prazo, o necessário desenvolvimento económico do concelho», especificou José Passos Rodrigo.

O vereador do PSD referiu que «os 15 milhões de euros destinados ao investimento previsto serão praticamente absorvidos na construção da futura AAE de Alvaredo, nas piscinas e noutras infraestruturas, cujos efeitos só serão consolidados a médio e longo prazo».

Continue a ler após a publicidade
Partilhar


Mais Notícias