Métricas e KPIs que fazem avançar a sua empresa em 2022

Poucas ferramentas de gestão são tão eficazes em captar a atenção de empresários e funcionários, quando se alinha o seu comportamento para objectivos quantitativos, como os indicadores-chave de desempenho (KPIs).

Num ambiente em rápida transformação digital, os líderes empresariais têm consciência da importância de actualizar os KPIs e de alinhá-los com as mudanças na organização, mas descobrir quais os KPIs que mais impulsionam as acções que fazem avançar poderosamente uma equipa nos seus objectivos nem sempre é simples. 

De acordo com um estudo da Ahrefs, realizado a mil milhões de páginas Web, 90,63 % do conteúdo da Web não recebe tráfego do Google. 

Todas as empresas pretendem alcançar as primeiras posições no ranking da Google, mas não compreendem os factores que levam os concorrentes para uma posição superior.

checkup digital

Realizar um diagnóstico marketing digital

Um diagnóstico de marketing digital é uma abordagem introdutória à análise competitiva da sua marca online, com foco no desempenho do site e do posicionamento da sua marca, versus concorrência, na Google.

É um relatório personalizado e abrangente, com dados estatísticos concretos e interpretação especializada humana, para ajudar a sua empresa a maximizar os canais de marketing digital.

Os gestores estão a identificar novas métricas para melhor posicionar a sua marca aos olhos da Google e garantir maior vantagem competitiva no mercado digital, com uma auditoria, vai optimizar custos e recursos.

Assim, quais as palavras-chave/páginas que trazem mais visitantes ao seu site e à concorrência? Quais as melhorias que pode implementar no seu site com accionáveis concretos para subir no ranking da Google? Quem tem maior autoridade aos olhos da Google? A sua marca ou a concorrência?

As empresas estão a utilizar relatórios e análises para avaliar factores que seriam negligenciados pelos executivos, que confiam apenas na sua experiência. A formação em marketing digital e a interpretação de dados quantitativos em accionáveis é, assim,  muito importante actualmente.

As métricas captam totalmente o que impulsiona a criação de valor digital nas suas organizações e a realização de uma Auditoria Digital, ou Check Up Digital, é hoje muito importante para avaliar uma compreensão intuitiva daquilo que está a funcionar no ambiente digital mas que a sua marca ainda não está a fazer.

Esta nova prática de alinhamento do comportamento organizacional, com a estratégia preditiva, permite alinhar objectivos.

Por isso, é importante dispor de informação que ajude a sua empresa a prosperar no ambiente digital, com dados de desempenho de palavras-chave, e a descobrir as páginas que trazem mais visitantes ao site. Com informação concreta, poderá projectar novos esforços para ter mais visibilidade, mais tráfego e mais negócios a partir dos motores de pesquisa.

Qual é a diferença entre um KPI e uma métrica?

Os KPIs representam o desempenho em relação às metas estratégicas. E por metas quero dizer resultados de negócios específicos, como receita trimestral direccionada ou novos clientes por mês.

As métricas suportam os KPIs, representando os processos tácticos ou acções necessárias para os atingir. As métricas rastreiam e medem o sucesso em relação às metas de acções específicas, como downloads mensais de folhetos ou n.º de contactos angariados.

Já não é simplesmente o que se mede que determina o que se gere, na teoria de Peter Drucker. Descobrir o que medir determina como gerir.

Mais organizações estão a reconhecer que a perícia executiva nem sempre determina os melhores KPIs. São precisos dados concretos quantitativos e a interpretação dessa informação para criar uma perspicácia de liderança, identificar e refinar medidas estratégicas chave.

O que se pretende são medidas que conduzam a um melhor alinhamento dos comportamentos com os objectivos estratégicos.

Cada vez mais, os líderes empresariais e as suas equipas questionam: Será que as nossas métricas captam totalmente o que impulsiona a criação de valor no nosso negócio? Como podemos utilizar a tecnologia para melhorar o nosso sistema de medição – ou seja, como criar, avaliar e utilizar as nossas métricas – para discernir estes condutores e identificar os melhores KPIs?

Estão a repensar as suas abordagens para medir o sucesso, desenvolver métricas e construir o alinhamento organizacional. Identificar ameaças e enfrentar os riscos de desgaste é, portanto, uma questão estratégica.

A DIGITALFC pode melhorar e avaliar os seus activos digitais, com recomendações aos gestores sobre o que devem delegar para as agências ou o que os seus operacionais técnicos podem executar.

Numa Auditoria Digital Digital são analisadas dezenas de variáveis e centenas de dados que apontam tarefas concretas fornecendo uma análise exacta.

Este tipo de relatório digital fornece perspectivas, tanto a gestores como a trabalhadores, sobre competências e oportunidades de desenvolvimento do site e posicionamento da Google que, de uma forma efectiva, fazem movimentar o negócio para a prossecução dos seus objectivos estratégicos.

Os gestores que supervisionam a transformação devem manter o foco nos seus objectivos empresariais e criar uma carteira de KPIs que permita avançar para as prioridades estratégicas da organização.

No ambiente digital, há sistemas de controlo inovadores que conduzem a métricas inovadoras e a novos comportamentos organizacionais que proporcionam resultados superiores.

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Frederico Carvalho é CEO da DIGITALFC e da SMS online, docente universitário e consultor de marketing na área digital.

É também Fundador e Organizador do CLICKSUMMITConferência de Marketing e Vendas Online e Business Partner da conferência DIGITALKS Portugal.

É coautor do livro best-seller Marketing Digital para Empresas – Guia prático para aumento das vendas na Internet.

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