Microsoft Portugal: Sofia Tenreiro assume Direcção de Consumo

Sofia Tenreiro acaba de assumir a Direcção de todo o segmento de Consumo na Microsoft Portugal, área onde iniciou funções na Microsoft em 2007 enquanto Diretora da Unidade de Negócios de Retalho.

Neste âmbito, Sofia Tenreiro ficará responsável por liderar a estratégia e execução do negócio de consumo, função até então assegurada por Nuno Alves da Silva, que transita agora para a América Latina, onde será responsável pelo desenvolvimento do negócio das diversas categorias de computadores (Windows PCs, Tablets, Office, Hardware) na unidade de Grande Consumo nesta região do globo, indo trabalhar diretamente com o Diretor Geral de Grande Consumo na América Latina: Nuno Duarte, ex-Diretor Geral da Microsoft Portugal, cargo que deixou em 2009.

Sofia Tenreiro é licenciada em Gestão e Administração de Empresas pela Universidade Católica e, possuindo mais de 14 anos de experiência profissional, soma no seu curriculum a coordenação de projectos estratégicos na área de consumo, tendo passado pela Procter & Gamble, onde liderou a estratégia de marketing de marcas como Pantene e Vidal Sassoon no mercado nacional.

Em 1999 deixa Portugal e assume a coordenação da estratégia europeia da Head&Shouders, passando depois pela L’Oreal Espanha, onde liderou o marketing de Garnier para o mercado espanhol. Em 2003, regressa a Portugal e ingressa na Sonae, onde se torna responsável pela criação do marketing estratégico da Optimus, abraçando posteriormente o desafio de reformulação de toda a equipa comercial de circulação e de marketing editorial do jornal Público.

Sofia Tenreiro ficará agora responsável pela gestão integral da área de Consumo na subsidiária portuguesa que contempla o canal de retalho, a gestão do relacionamento comercial com os OEM (fabricantes de computadores), o marketing e vendas de Windows Phone e os produtos de entretenimento (consola Xbox, sensor Kinect e jogos), além do hardware Microsoft (periféricos).