Milestone: A tecnologia é um driver para o well-being dos colaboradores

A Milestone tem vindo subir no ranking de melhores empresas para trabalhar em Portugal.

 

Fundada em 2010, a Milestone é uma empresa especializada em serviços na área das Tecnologias de Informação. Desde então, o crescimento tem sido sólido e constante, não só a nível de colaboradores – de 15 passaram a 140 – mas também de volume de facturação, actualmente nos 9,5 milhões (dados de 2021).

A estratégia de gestão da Milestone está centrada nas pessoas e a promoção do bem-estar dos colaboradores é um factor crítico para a atracção e retenção de talento, pelo que há uma preocupação no desenvolvimento de um ambiente de trabalho saudável. A comprová-lo está o lugar entre os finalistas nos Well-Being Awards (empresas até 250 colaboradores) e o segundo lugar da Happiness Work, distinções que representam o reconhecimento do investimento no bem-estar da equipa. O bem-estar (índices elevados de bem-estar e felicidade) é para a Milestone um factor crítico para a atracção e retenção de talento e estas distinções provam que estão no caminho certo.

Com uma abordagem holística, a área de well-being incorpora as dimensões do bem-estar físico, emocional, financeiro e social, e encontra-se interligada com toda a estratégia de gestão de pessoas (desenvolvimento e formação, gestão de performance, reconhecimento, benefícios e liderança). Para tal, desenvolveram avaliações de riscos e recolha de dados relativos às necessidades dos colaboradores, com a identificação e segmentação de necessidades específicas, que permitiram o desenvolvimento e implementação de boas práticas em várias áreas.

No âmbito da dimensão física do bem-estar, Liliana Silva, Human Resources director da Milestone, destaca a participação na corrida B2RUN (corrida solidária das empresas), as aulas de ioga, os jogos de futebol e padel e as massagens no escritório. No âmbito emocional, entre outras práticas, disponibilizam sessões de mindfulness, um programa de apoio psicológico com consultas gratuitas e workshops com temáticas como o sono e gestão de tempo. A festa de aniversário, o kickoff anual e os eventos trimestrais são práticas incluídas na promoção do bem-estar social. No que se refere à dimensão financeira, estabeleceram parcerias com vantagens exclusivas para a equipa (ex: bancos, ginásios, telecomunicações, clínicas, etc.).

A promoção de uma cultura de feedback, apreciada internamente, permite recolher inputs relativamente às práticas e benefícios mais valorizados através de diferentes mecanismos, sendo que a diversidade é a palavra-chave para responder aos múltiplos perfis e interesses.

O ambiente de trabalho, a proximidade, a transparência e o respeito pela diversidade são os factores que assumem grande relevância para os colaboradores da tecnológica. E também ocupam lugar de destaque temas como a flexibilidade, o trabalho híbrido, as massagens no escritório, os eventos, as iniciativas desportivas e o programa de apoio psicológico.

Um outro driver apontado para o well-being dos colaboradores é a tecnologia. Com a transformação dos modelos de trabalho, cada vez mais digitais, é essencial a utilização de tecnologia que permita melhorar a experiência de colaborador e promover o bem-estar das pessoas nestes novos modelos.

A tecnologia permite não só melhorar fluxos de trabalho e automação de processos, mas também monitorizar indicadores que ajudam a agir com maior precisão na definição e implementação de estratégias de bem-estar.

Para a Milestone, as tecnologias de colaboração e comunicação permitem e facilitam o trabalho remoto, a partir de onde se deseje, e, ainda assim, manter as relações interpessoais, contribuindo deste modo para aumentar o bem-estar de todos.

 

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Well-Being” publicado na edição de Julho (n.º 140) da Human Resources.

Caso prefira comprar online, tem disponível a versão em papel e a versão digital.

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