São estas as principais preocupações dos Millennials e Geração Z

De acordo com o estudo Millennial and Gen Z Survey 2021 da Deloitte, que se realiza pelo décimo ano consecutivo, os inquiridos estão a canalizar esforços para acções que possam marcar a diferença, aumentando o envolvimento político, alinhando gastos e percurso profissional de acordo com os seus valores e promovendo mudanças nas questões sociais que mais lhes dizem respeito.

Os inquéritos, realizados a quase 15.000 Millennials (nascidos entre 1981 e 1995), e a aproximadamente 8.300 jovens da Geração Z (nascida entre 1995 e 2010) em 45 países, permitem ainda concluir que estas gerações esperam que empresas e governos sejam mais actuantes em questões práticas.

Nuno Carvalho, partner da Deloitte afirma que: «A pandemia da COVID-19 teve marcadamente um impacto na forma como os Millennials e a Geração Z olham para o mundo. Num momento em que se o mundo ainda se debate com importantes desafios, principalmente em termos económicos e sociais, os jovens, mais do que nunca, querem actuar e esperam que as empresas façam o mesmo».

As alterações climáticas e a protecção do meio ambiente eram, há um ano, a principal preocupação dos Millennials. Este ano, os temas da saúde e do desemprego encabeçam a lista de preocupações pessoais desta geração. No entanto, o foco contínuo nas questões ambientais, sendo esta a terceira preocupação apontada, demonstra o quão importante a defesa do planeta terra é ainda para as gerações mais jovens.

O tema ganha uma importância acrescida para a Geração Z, já que esta é indicada como a sua principal preocupação, mesmo durante uma pandemia global, quando outras ameaças à saúde, bem-estar familiar e carreiras profissionais são mais iminentes.

Muitos acreditam (37% dos Millennials e 40% da geração Z) que mais pessoas vão querer actuar na defesa do ambiente e do clima no pós-pandemia. Isso poderá incluir desde a reciclagem até à preferência pela utilização de transportes públicos, ou até uma mudança de hábitos alimentares e de compras. Como consumidores, os Millennials e a geração Z continuam a tomar decisões alinhadas com os seus valores.

Mais de um quarto dos entrevistados confessaram que o impacto das empresas no meio ambiente, seja positivo ou negativo, teve influência directa nas suas decisões de compra.

No entanto, aproximadamente 60% dos Millennials e da Geração Z temem que o compromisso das empresas em ajudar a combater as alterações climáticas seja agora menos prioritário, por conta dos restantes desafios que os líderes empresariais enfrentam actualmente decorrentes da pandemia.

A pandemia COVID-19 trouxe o tema do stress para a linha da frente do debate social. Actualmente, e segundo as respostas dos entrevistados, 41% dos Millennials e 46% dos jovens pertencentes à Geração Z sentem stressados sempre ou a maior parte do tempo. Finanças, bem-estar familiar e perspetivas de emprego têm sido os principais fatores de preocupação.

Esse stress é também alargado ao local de trabalho. Cerca de um terço de todos os entrevistados (31% dos Millennials e 35% da Geração Z) admite já ter faltado ao trabalho por conta do stress e ansiedade causados pela pandemia.

No entanto, quase metade desse grupo apontou ao empregador um motivo diferente para justificar a sua ausência, o que pode indicar a existência de um estigma em relação à saúde mental no local de trabalho. Na verdade, apenas 38% dos Millennials e 35% da Geração Z se sentiram confortáveis o suficiente para falar abertamente com os seus superiores sobre stress. Aproximadamente 40% afirmam que a sua entidade empregadora não foi capaz de providenciar um apoio efetivo à saúde mental durante a pandemia.

A incerteza dos Millennials e da Geração Z em relação ao seu futuro financeiro é hoje em dia uma das principais preocupações, muito por conta do clima de instabilidade económica que se vive. Dois terços de todos os inquiridos disseram que se preocupam frequentemente ou ficam stressados com a sua situação financeira. O mesmo número afirma que a pandemia os fez reavaliar e alterar as suas metas financeiras.

Olhando para o futuro, apenas 36% dos Millennials e 40% da Geração Z acreditam que a sua situação financeira pessoal vai melhorar até 2022.

Enquanto as preocupações financeiras pessoais estão cada vez mais na mente destas gerações, a desigualdade na distribuição da riqueza é também um outro motivo de preocupação. Dois terços dos Millennials (69%) e da Geração Z (66%) acham que a riqueza e os rendimentos são distribuídos de forma desigual na sociedade.

Muitos acreditam que poderá ser necessária uma intervenção do governo para impulsionar mudanças e quase um terço revelou ter votado ou apoiado políticos que desejam reduzir a desigualdade de rendimentos. Aproximadamente 60% dos entrevistados revelaram que uma legislação que exija que as empresas paguem aos trabalhadores pelo menos o mínimo necessário para viver condignamente poderá fazer parte da solução. Mais da metade dos inquiridos afirmou ainda que gostaria de assistir à criação de um rendimento mínimo universal que permita atenuar esta discrepâncias. As opiniões positivas sobre o impacto social das empresas continuam a diminuir, à medida que aumenta a tendência para mudar de trabalho

Seguindo a tendência de declínio constante verificada nos últimos anos, menos de metade dos Millennials (47%) e da geração Z (48%) acha que as empresas estão a ter um impacto positivo na sociedade. Esta é a primeira vez, desde que o estudo é conduzido, que este indicador cai para menos de 50%. De notar ainda que este valor caiu quase 30 pontos desde 2017.

O estudo conclui também que a lealdade aos empregadores decresceu, depois de se ter registado um valor record em 2020. Actualmente, mais jovens destas gerações, caso lhes seja dada essa oportunidade, consideram deixar as suas atuais empresas dentro de dois anos, 36% dos Millennials e 53 da Geração Z, em comparação com 31% e 50% respectivamente em 2020.

Em contra corrente, aproximadamente a mesma percentagem admite planear ficar pelo menos cinco anos na actual empresa (34% dos Millennials e 21% da Geração Z). Interessante notar que 44% dos Millennials e 49% da Geração Z confessam que nos últimos dois anos optaram pelo tipo de trabalho e organização com base em convicções éticas pessoais.

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