Mobilidade e portabilidade são as principais preocupações do sector financeiro

Elsa Graça, CIO do banco Santander Totta, e vencedora do prémio CIODAY’2015, juntou-se à CIONET para partilhar a sua visão sobre as tendências tecnológicas na área da banca em Portugal.

A CIONET, comunidade de executivos de TI da Europa, com mais de 4 700 CIOs e CTOs, juntou-se à executiva para fazer um ponto de situação do sector financeiro português. De acordo com Elsa Graça, a correta exploração das novas ferramentas de mobilidade e portabilidade são umas das principais preocupações da banca, pois as empresas desta área apresentam cada vez maiores necessidades de ter um conhecimento “up to minute” do cliente.

«Um dos factores críticos é a capacidade de gerar confiança em todos os níveis de actuação, nomeadamente, na transacionalidade, nas operações de passivo e de ativo, e acima de tudo, no dia-a-dia do cliente. O know how necessário para IT da banca mudou e a forma de gerir projetos em IT é muito mais participada e partilhada», afirma a CIO, que aponta a criação de processo que assegurem o cumprimento da legislação em vigor, sem criar obstáculos, como um dos maiores desafios do sector.

O facto de a tecnologia ter deixado de estar apenas no domínio dos especialistas e a possibilidade de transformar enormes quantidades de dados não estruturados em informação útil são outras das tendências tecnológicas do indústria financeira identificadas por Elsa Graça, que realça que «nenhuma empresa vai evoluir colocando a tecnologia longe das pessoas e das áreas de relação, nomeadamente, longe das áreas Comerciais, do Marketing, das redes sociais e dos touch points do cliente».