Mobilidade Interna: um factor-chave na atracção e retenção de talento (e uma aposta no BNP Paribas)

Presente em 70 países, o BNP Paribas tem feito uma forte aposta na mobilidade interna dos seus colaboradores, como ferramenta de desenvolvimento de carreira. Ao estimular o crescimento pessoal e profissional, assume também o papel de poderoso factor de retenção e atracção de talento.

Por Sandra M. Pinto

 

Presente em Portugal desde 1985, o BNP Paribas foi o primeiro banco estrangeiro licenciado para operar em Portugal, depois de Abril de 1974. Hoje, a instituição conta em Portugal com cerca de seis mil colaboradores, enquanto, globalmente, a organização tem mais de 200 mil colaboradores, em mais de 70 países. Assim, a mobilidade interna dentro do Grupo assume uma dimensão muito importante no desenvolvimento de carreira dos colaboradores, dando-lhes diferentes oportunidades dentro da própria empresa e estimulando o seu crescimento pessoal e profissional.

«Como empregador responsável e atento, o BNP Paribas incentiva e promove activamente a mobilidade interna», assegura Hervé Reynaud, responsável de Recursos Humanos do Banco em Portugal, acrescentando: «Este é,
sem dúvida, um dos nossos activos para atrair e reter talento, pois a mobilidade permite aos nossos colaboradores alargar a sua experiência profissional, o que é uma verdadeira fonte de realização pessoal.» É «uma aposta assumida naqueles que já fazem parte da empresa, dando-lhes a hipótese de escolherem o seu próprio caminho sem nunca saírem do Grupo. Os nossos colaboradores procuram carreiras estimulantes e com perspectivas de progresso e, nesse sentido, promovemos a mobilidade dentro do nosso grupo, não só ao nível da sua área de actuação, mas também ao nível geográfico», sublinha.

É sabido que as organizações podem minimizar o turnover ao implementarem uma cultura que promova mudanças
internas na carreira dos colaboradores. Reter os melhores colaboradores, evitando a escassez de talentos e a rotatividade, continua no topo das prioridades dos responsáveis de Recursos Humanos. E Hervé Reynaud acredita que esta política de mobilidade interna, como parte integrante da estratégia de Gestão de Pessoas, é uma peça fundamental na retenção de talento. «Esta visão é, de facto, uma das características que nos diferenciam e nos posicionam como um dos melhores recrutadores de perfis especializados. Oferecemos aos nossos colaboradores a oportunidade de aumentarem o seu expertise e de progredirem, tanto pessoal como profissionalmente, oferecendo-lhes a oportunidade de escolherem o seu próprio caminho dentro da organização.»

Por outro lado, e assumindo-se como uma «organização preparada para um mundo em mudança, tendo por isso um
sério compromisso em ser mais ágil e pró-activa», é «imprescindível recrutarmos as pessoas mais talentosas, permitindo que cresçam connosco», completa o responsável.

 

Mobility Days
A aposta do BNP Paribas na mobilidade interna concretiza-se, por exemplo, através da iniciativa global Mobility Days, criada em 2013, com o intuito claro de demonstrar o papel que cada um dos colaboradores desempenha no seu próprio percurso profissional. «O objectivo é investir no desenvolvimento profissional e pessoal de cada um, apresentando-se igualmente importante para atrair novos talentos para a empresa», explica o responsável de Recursos Humanos.

Continua: «De forma muito sistemática, os Mobility Days pretendem responder, por um lado, ao desejo natural dos
colaboradores sobre as oportunidades e progressão interna e, por outro lado, à necessidade de o BNP Paribas endereçar estas questões de uma forma global e organizada.» Balizado por estes dois objectivos, o evento é transversal, sendo a sua implementação conseguida através de várias iniciativas de apoio aos colaboradores, seja através de conferências, formações ou outras iniciativas internas dedicadas ao tema. «Desde a primeira edição que a participação dos colaboradores tem sido muito positiva e, de ano para ano, tem vindo a superar as nossas expectativas», congratula-se.

Este ano, 97 colaboradores participaram no Mobility Bootcamp, no qual tiveram a oportunidade de receber dicas
de entrevistas, ganhando visibilidade interna. Simultaneamente, 395 colaboradores participaram nos Live Pitches,
iniciativas realizadas pelos managers da organização com o objectivo de partilhar a visão do Grupo e o que este tem
para oferecer numa perspectiva mais ampla de mobilidade. Mais: 43 managers juntaram-se às Mobility Talks para abordar temas como “Porque é a mobilidade importante?” e “Quais as mensagens-chave a serem transmitidas?”. Na opinião de Hervé Reynaud, estes números mostram a «importância de garantir, em simultâneo, a continuidade
do negócio e uma boa gestão das expectativas dos colaboradores».

 

Leia o artigo na íntegra na edição de Novembro (nº. 118) da Human Resources, nas bancas.

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