Montepio Crédito: Contribuir para que as pessoas sejam mais felizes

A actuar num mercado competitivo e exigente, no Montepio Crédito acredita-se que, se proporcionarem a todos momentos que contribuam para que as pessoas se sintam bem, os resultados aparecem de forma natural.

 

As empresas são organizações de pessoas, por isso os seus trabalhadores são a chave para que possam atingir os seus objectivos», afirma Pedro Gouveia Alves, CEO e presidente do Conselho de Administração do Montepio Crédito. Na senda de uma gestão sustentável, «a organização só pode ser concebida se for dedicado especial interesse à Gestão de Pessoas, pois o futuro está directamente dependente do seu desenvolvimento, da sua identificação com a organização que integram e, acima de tudo, da forma como se sentem realizadas neste contexto».

Assim, a gestão do Montepio Crédito dedica uma parte do seu tempo a implementar programas centrados no desenvolvimento pessoal e profissional das pessoas, sendo que as prioridades se centram em proporcionar um ambiente colaborativo seguro de envolvimento do conhecimento e do sentido de pertença. Para isso, têm investido na formação de competências técnicas e em competências de gestão e liderança. «É importante ser claro na transmissão de metas e na explicação da importância de as alcançar, continuando a garantir o equilíbrio entre vida profissional e pessoal, com uma gestão adequada das carreiras, e garantindo a existência de planos de sucessão », sublinha Pedro Gouveia Alves, consciente de que «não é líder quem quer».

Explica: «A liderança é uma competência intrínseca ao perfil pessoal do gestor, o líder cuida das suas equipas de forma holística, projecta a organização no futuro, cuida dos resultados como meio para atingir o fim de perpetuar a empresa, adaptando-se a diferentes contextos. A liderança é cuidadora e as pessoas, ao reconhecerem-no, participam voluntariamente na construção do sucesso.»

Voltando a ser distinguida na edição de 2020 do Índice da Excelência, no Montepio Crédito têm sido implementadas várias boas práticas na Gestão de Pessoas. Num ano atípico como foi 2020, o CEO destaca a criação do “avião de papel”. «Este grupo privado do Facebook permitiu-nos estar mais próximos mesmo estando distantes fisicamente. Conseguimo-nos manter motivados e envolvidos através da criação de momentos com elevado envolvimento e carga emocional, momentos de partilha de temas muito transversais, desde a saúde mental ao bem-estar físico, sessões de esclarecimento com profissionais do sector da saúde e também dos nossos segmentos de negócio, além de momentos mais lúdicos, com workshops de culinária ou concertos com artistas portugueses», exemplifica.

Para o futuro, o principal desafio em termos de Gestão de Pessoas identificado por Pedro Gouveia Alves é contribuir para que as pessoas sejam mais felizes. «Se, no contexto de trabalho, proporcionarmos a todos momentos que contribuam para que as pessoas se sintam bem, os resultados aparecem de forma natural », acreditada, afirmando que «a conjugação dos vectores identificação-motivação- empenho-sorriso se traduz em sucesso. Estamos convictos de que a felicidade tem uma relação directa com a conta de exploração e, sublinhe-se, que em nenhum momento desta resposta, foi proferida a palavra pandemia.»

 

Este artigo foi publicado na edição de Fevereiro (nº.122) da Human Resources, nas bancas.

Caso prefira comprar online, pode comprar a versão em papel ou a versão digital.

Ler Mais