Motivar em teletrabalho é o novo desafio para as empresas. Estas quatro dicas vão ajudar

«Todos sabemos o que é trabalho remoto e os benefícios que ele pode trazer. Mas como podemos garantir que funciona para todos? Como se garante a produtividade e motivação quando as equipas estão “separadas”?»

 

Por Nuno Igrejas, SMB Branch director da Ricoh Portugal

Com milhares de empresas a optar pelo teletrabalho em tempo de pandemia, há vários desafios que se apresentam nestes momentos sem precedentes. Não há dúvida de que as nossas vidas pessoais, mas também, profissionais mudaram devido à COVID-19 e, agora mais do que nunca, é importante mantermo-nos unidos e trabalharmos na mesma direcção.

No entanto, todos sabemos o que é trabalho remoto e os benefícios que ele pode trazer. Mas como podemos garantir que funciona para todos? Como se garante a produtividade e motivação quando as equipas estão “separadas”?

Tendo em conta a distância, um dos maiores desafios para os gestores é motivar os seus colaboradores e mantê-los focados no desempenho das suas tarefas. Para manter um bom espírito da equipa é importante:

 

1 – Manter contacto através de ferramentas de colaboração

Actualmente, há uma panóplia de ferramentas e aplicações que nos permitem estar em contacto com os colegas de equipa (tecnologias colaborativas como, por exemplo, a videoconferência). Naturalmente, algumas empresas estão mais adiantadas do que outras no que diz respeito ao cenário actual. Contudo, o acesso às mesmas tornou-se um elemento chave para a partilha de experiências e dicas de forma simples, mas potencialmente eficaz de comunicar e, assim, desenvolver não só a criatividade e inovação, mas também continuar a fomentar o trabalho em equipa.

 

2 – Planeamento do trabalho

Sabemos que trabalhar a partir de casa traz benefícios muito positivos, todavia a indefinição de um horário fixo e uma metodologia de trabalho assente num ambiente familiar, pode levar a índices de desconcentração indesejáveis. Dessa forma, um planeamento bem definido e desenhado em conjunto com os colaboradores, não só os ajudará a realizar as suas tarefas, e alcançar os seus objetivos de uma forma mais eficiente e tranquila, assim como proporcionará um melhor equilíbrio entre a vida profissional e familiar.

 

3 – Iniciativas que envolvam toda a equipa

Mesmo à distância é possível envolver a equipa em torno de uma tarefa de teor profissional, ou através de uma ação de solidariedade, pois é uma maneira de unir os colaboradores num objectivo comum. Incentivar momentos de tertúlia em grupo promove o estreitar de relações e a partilha do bem-estar coletivo, fomentando a cumplicidade da equipa e favorecendo o ânimo e a motivação entre a mesma.

Estas acções são importantes para manter o espírito de união e reforçar a importância de ajudar o próximo.

 

4 – Gestão das expectativas

A gestão da motivação está interligada com uma boa gestão das expectativas das equipas. Numa altura onde a incerteza domina a nossa actualidade, as equipas necessitam de uma comunicação clara, simples e objectiva. A partilha de informação de forma regular, não só reduz a sensação de distância, como transmite aos colaboradores a confiança necessária para que sintam que o seu papel é fundamental para o sucesso das organizações.

 

Os negócios são feitos de e para as pessoas, por isso, nestes momentos mais desafiantes pelas circunstâncias que vivemos e em que o teletrabalho é uma realidade, há que prestar maior atenção àqueles que são um dos principais pilares de uma empresa – os seus colaboradores.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ler Mais
pub


Comentários
A carregar...