Movimento Transformers criou uma academia para garantir o igual acesso a oportunidades de jovens em risco de exclusão
O Movimento Transformers lançou a “Academia de Rua”, projecto que tem como principal objectivo garantir o igual acesso a oportunidades no desenvolvimento e projecção dos distintos talentos dos jovens, apesar dos seus diferentes pontos de partida.
A Academia é materializada através da abertura de um espaço físico na cidade do Porto, o primeiro lugar de aceleração de talentos do Movimento Transformers, cuja abertura está prevista para o mês de Dezembro.
O Movimento Transformers já trabalhou com mais de 9100 jovens em risco de exclusão social, garantindo que 60% aumentaram as suas competências de liderança e criatividade, 58% aumentaram o sentimento de aceitação social e 44,3% reduziram a taxa de retenção escolar. Agora, quer dar o salto e certificar que todos estes jovens têm um sítio onde podem investir naquilo que realmente querem fazer.
«Criada para ser um lugar aberto e seguro para criar, experimentar, falhar e aprender, a Academia de Rua é um espaço que representa o completar do ciclo de transformação do movimento, tendo como objectivo garantir que existe um sítio que é casa para todos os jovens que fazem parte do Transformers, onde sabem que há espaço para todos os talentos – e para os explorar -, e onde contarão sempre com uma equipa focada em desenhar e construir planos de aprendizagem personalizados, que amplifica a voz destes jovens e forma a nossa nova geração de líderes», lê-se em comunicado.
A Academia está organizada em três grandes áreas: espaço físico, incubação e metodologia de acompanhamento. Um espaço aberto à comunidade e ao ecossistema de inovação social, um processo de incubação anual para até dois projectos na área de educação (o sucesso/insucesso escolar é a variável que mais acelera/desacelera a participação cívica e social) é o giveback e a garantia de união de energias com quem pode aprender e impulsionar a sua missão, e por último a metodologia de acompanhamento para os jovens que passam por todo o processo do movimento transformers.
Entre 12 a 24 meses estes jovens vão investir e acelerar os seus talentos tendo acesso ao melhor acompanhamento e locais para o fazer. Todas as pessoas podem contribuir tornando-se sócias fundadoras da Academia.