Muitos profissionais mentem sobre a sua saúde mental

Um estudo recente da Aetna International entrevistou 1000 colaboradores do Reino Unido, EUA, Singapura e Emirados Árabes Unidos, questionando-os sobre o seu estado de saúde mental e física no local de trabalho. Os resultados podem surpreender.

 

Pouco mais de um terço dos entrevistados admitiu ter mentido sobre o seu estado de saúde mental com vista a tirar um dia para aliviar o stress. Justificaram essa medida porque se fossem sinceros teriam sobre si o estigma que está desde sempre relacionado com a saúde mental.

«Como um terço dos funcionários sente a necessidade de ocultar doenças mentais, ansiedade ou motivos relacionados com o stress para tirar um dia, fica claro que ainda existe um elevado grau de estigma em relação à saúde mental no local de trabalho», afirma Hemal Desai, da Aetna International. «Embora parte desse entendimento seja cultural, existe claramente mais a ser feito para ajudar os colaboradores.»

Foi perguntado aos colaboradores se eles mentiram aos actuais empregadores sobre os motivos que os levaram a tirar um dia de folga. As razões mais comuns estão relacionadas à saúde mental e emocional:

  • 1% mentiram porque estavam stressados
  • 6% mentiram porque se estavam a sentir tristes
  • 3% mentiram porque não estavam a sentir-se mentalmente bem
  • 6% mentiram porque acharam que se revelassem o real motivo o chefe não entenderia

Mas o estudo não mostrou apenas estigmas em torno da saúde mental. Os resultados mostraram também que os colaboradores têm duas vezes mais hipótese de tirar uma folga devido a um problema de saúde física do que devido a um problema de saúde mental (66% versus 34%, respectivamente).

É importante reconhecer os estigmas sociais em torno da saúde mental, especialmente durante a actual pandemia, uma época em que muitos estão isolados e ambientes fechados. Um estudo de 2018 da American Heart Association estimou que até três quartos da força de trabalho norte-americana lidaram com, pelo menos, um problema que afectou a sua saúde mental. Cerca de 42% indicaram ter sido diagnosticados com problemas de saúde mental.

Ler Mais