Multiopticas assinala mês da sensibilização para a saúde visual infantil e leva crianças à Kidzânia

Para assinalar o Mês da Sensibilização para a Saúde Visual Infantil, a MultiOpticas, marca de óptica que apadrinha a Helpo ONG há mais de 10 anos, proporcionou a 40 crianças referenciadas uma visita à Kidzânia.

Neste parque temático, as crianças tiveram oportunidade de conhecer mais em detalhe a profissão de optometrista e a importância da saúde visual. Realizaram ainda rastreios visuais pelos optometristas através da unidade móvel de rastreios e as que revelaram perda de visão, e que são elegíveis pela referida ONG como necessitadas de apoio nesta área, receberam óculos graduados.

O objectivo desta acção é não só alertar as crianças para a importância da saúde visual, mas também permitir que estas crianças, que vivem em núcleos familiares com dificuldades socioeconómicas, tenham acesso a óculos graduados para melhoria da sua saúde visual e da sua qualidade de vida em geral.

Para Ana Portugal, Head of CSR do Grupo GrandVision, «É muito importante sensibilizar desde cedo as crianças para a importância da saúde visual, pois a partilha de boas práticas e a prevenção são extremamente importantes no que toca a este tema. Promover e incentivar os mais novos a estarem alerta relativamente a alguns factores faz com que evitem certos comportamentos de risco, pois a visão desempenha um papel fundamental no desenvolvimento físico, cognitivo e social das crianças».

Uma em cada cinco crianças tem um distúrbio de visão não diagnosticado. Dos mais comuns estão a ambliopia (olho preguiçoso), estrabismo (olhos cruzados) e erros refractivos como a miopia, hipermetropia e astigmatismo. Comparativamente há 50 anos, o dobro das crianças sofrem de miopia actualmente. Esta pode começar a desenvolver-se por volta dos 10 anos de idade e é fundamental que os pais monitorizem os comportamentos sintomáticos quotidianos dos filhos.

Como as crianças raramente se queixam de deficiência visual, já que não sentem dor e não sabem que poderiam ver melhor, é recomendável um primeiro exame oftalmológico às crianças de 4 anos antes de começarem a escola e depois se repita anualmente.

Ler Mais