MultiOpticas: Um caminho sem fim

A MultiOpticas acredita que através de um trabalho de Responsabilidade Social Corporativo Sustentado, é possível chegar perto das populações e comunidades mais necessitadas, seja a nível local, nacional ou internacional. Assim, a Responsabilidade Social, «mais do que um elemento estratégico do negócio, é algo que genuinamente já faz parte do ADN da marca».

 

Por Sandra M. Pinto

 

Presente em Portugal desde 1988, a marca MultiOpticas tem desde sempre apostado na expansão e no crescimento sustentado. Em 2001, foi integrada no grupo Pearl Europe e em 2011, através de um processo de fusão, foi integrada na GrandVision, passando a fazer parte do maior grupo mundial de retalho no sector da óptica. Neste momento, a GrandVision representa em Portugal as marcas MultiOpticas, GrandOptical e Solaris. E, a nível internacional, opera em mais de 40 países distribuídos pela Europa, América do Norte, América Latina e Ásia, com mais de sete mil lojas, incluindo o comércio on-line. No total, o grupo conta com mais de 37 mil profissionais. No nosso País, o grupo GrandVision tem 216 lojas MultiOpticas, sendo 113 de franquia, oito lojas GrandOptical e nove lojas Solaris, num total de 233 lojas para além da loja on-line, empregando directamente quase mil colaboradores.

A MultiOpticas entrou no mercado em 1988 e veio revolucionar o paradigma do negócio da óptica no nosso país. Na altura, a oferta era escassa, os horários eram restritos e os preços eram altos. O conceito que a MultiOpticas implementou, vindo de Espanha, foi o primeiro passo na democratização do retalho da óptica, pois trouxe preços competitivos, mais oferta e horários alargados, acompanhando o que estava a acontecer no restante sector.

Desenvolvendo a sua actividade na área da saúde e do bem-estar, e tendo perfeita noção da importância de uma boa visão, a MultiOpticas «leva muito a sério a sua missão de garantir que os portugueses têm a melhor visão, no maior período de tempo possível, disponibilizando para isso produtos de qualidade, um standard de que não abdicamos mesmo nos preços mais baixos», garante Sandra Silva, directora de Marketing da MultiOpticas.

Para implementar esta sua missão, a MultiOpticas vive o seu dia-a-dia com base num conjunto de valores. «Todas as acções e interacções, quer internas quer externas, têm como base o foco nas pessoas, na excelência, na confiança, no orgulho, na cooperação e na paixão. Os colaboradores desta empresa vivem a paixão por aquilo que fazem, trabalhando todos os dias na prossecução da excelência. Por isso, o foco da MultiOpticas são as pessoas. Fomentando a cooperação, o caminho em equipa e a construção de relações de confiança com os colaboradores, com os clientes e com os parceiros. São estes os valores que estão presentes no dia-a-dia da marca.

 

A responsabilidade social
Na MultiOpticas, a responsabilidade social é mais do um elemento estratégico do negócio, «é algo que genuinamente já faz parte do ADN da marca e isto faz toda a diferença», acredita Ana Portugal, head of Corporate Social Responsability (CSR), Corporate Events & MD P.A. «Desenvolvemos projectos nesta área há quase uma década, através do apadrinhamento de várias instituições de cariz social. O nosso trabalho nesta área implica, muitas vezes, a participação dos nossos colaboradores, franquiados e parceiros, com o objectivo de envolver todos nestas acções e, simultaneamente, descentralizar para além dos grandes centros urbanos este tipo de iniciativas, criando proximidade a nível local», esclarece.

Acreditando que a responsabilidade social das empresas é um caminho sem fim, pois pode sempre fazer-se alguma coisa pela sociedade em que se está inserido, seja a nível local, nacional ou internacional, os objectivos da empresa neste âmbito passam «por criar ferramentas de acesso à visão adequada onde estas não existem, potenciar o sucesso escolar de crianças inseridas em contextos com difícil acesso a rastreios visuais e a óculos quando necessário, bem como envolvermo-nos com as comunidades onde nos inserimos. Aproveitamos sempre para fazer mais, fazendo a diferença no dia-a-dia das instituições a quem nos associamos», garante Ana Portugal.

 

Leia o artigo na íntegra na edição de Janeiro da Human Resources, nas bancas, e conheça a missão que a MultiOpticas abraçou em final do ano passado, “Olhar por Moçambique”.

Ler Mais