Não consegue encontrar emprego? Siga estes oito passos (imprescindíveis)

Um novo emprego é, para muitos, sinónimo de desafio e de novas oportunidades. É a solução para quem se sente estagnado no percurso profissional ou até para quem pretende mudar de carreira. A pensar nisto, o Ekonomista partilhou oito passos que o podem ajudar a encontrar emprego.

 

1. Defina os seus objectivos

Ter um objectivo profissional bem definido pode ser a reposta para a sua «demanda». Ou seja, sabendo exatamente o que pretende alcançar, em termos de carreira, vai ajudá-lo a traçar a sua rota ou o seu plano de acção. Desta forma, pode facilmente definir critérios de pesquisa para as ofertas de emprego, por exemplo.

Questione-se a si próprio sobre o que o motiva em termos profissionais; se pretende um emprego estável ou desafiante; ou que tipo de funções pretende desempenhar. Estas e outras questões podem servir para que defina os seus objectivos e, consequentemente, possa seleccionar as ofertas mais apropriadas.

 

2. Aposte na formação

Ao definir os objectivos para o novo emprego, detectou lacunas na sua formação? Procure cursos, palestras ou workshops e livros para actualizar e desenvolver os seus conhecimentos e competências.

 

3. Reconheça os seus pontos fortes

Se o novo emprego passa pela mudança de carreira, não quer dizer que tem que começar do zero. Faça uma lista dos seus pontos fortes, aproveite as suas experiências anteriores e as competências comuns a várias profissões como, por exemplo, a liderança, a orientação para resultados e clientes ou facilidade de comunicação e trabalho em equipa.

4. Mantenha o CV actualizado

Independentemente de estar empregado ou não, ter um CV actualizado é absolutamente imperativo. Um CV actualizado pode ser a chave para uma carreira de sucesso. Afinal de contas, caso dê de caras com a sua grande oportunidade, ter um CV «a postos» pode ajudar.

 

5. Mantenha o perfil no LinkedIn actualizado

O seu perfil no LinkedIn deve ser o seu segundo CV e deve estar sempre «imaculado». Lembre-se que, actualmente, o LinkedIn assume um papel central nos processos de recrutamento e as probabilidades dos seus potenciais empregadores o pesquisarem é bastante elevada.

Por isso, garanta que se pesquisarem ou encontrarem (por acaso) o seu perfil, se vai destacar pela positiva.

6. Alargue a rede de contactos

Várias vezes falamos da importância do networking para uma carreira de sucesso. De facto, ter uma boa estratégia de networking pode ser a resposta para uma carreira de sucesso. Mas lembre-se de que não basta aglomerar contactos na gaveta. Há que os manter «vivos» e aprofundá-los. Tente conhecer pessoas da área ou da indústria que pretende. Quem sabe se não será através deles que vai encontrar um novo emprego.

 

7. Pense como um estratega

O seu sucesso na busca por um novo emprego será tanto maior, quanto melhor for a sua procura. Procure oportunidades de emprego, faça uma pesquisa estratégica. Com base nos objectivos estabelecidos inicialmente, construa uma lista de empresas que lhe interessem, procure ofertas de emprego com base nos seus na sua área de actividade ou interesse. E não se limite a procurar em sites de emprego, pesquise também no LinkedIn, por exemplo.

8. Reveja periodicamente as suas candidaturas

Veja e reveja as suas candidaturas sempre que necessário. Evitar erros é fundamental e nada melhor que parar e analisar as suas candidaturas para detetar erros e corrigi-los.

Ler Mais


Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

*