Não está a conseguir lidar com a ansiedade no trabalho? Siga estas 10 dicas

A ansiedade no trabalho é um problema comum que pode comprometer não apenas o desempenho profissional, mas a qualidade de vida.

 

Pensando nisto, o site Ekonomista partilhou 10 dicas para controlar e evitar a ansiedade no trabalho.

 

1. Planear
Planeie cada dia de trabalho na véspera. Organize tudo o que tem de fazer e defina um tempo para cada tarefa. Siga o guião. De preferência, acorde cedo de modo a começar o dia com calma e garantir que tem tempo para tudo.

 

2. Organizar
A desorganização não tem nada de positivo. Mantenha o seu local de trabalho limpo e organizado, dando-lhe um toque pessoal, com algum elemento de decoração que o torne mais agradável. Dessa forma, vai ter sempre à mão o que precisa, vai sentir-se melhor e, consequentemente, vai aumentar a sua produtividade.

 

3. Fazer pausas
Faça pausas ao longo do dia. Mesmo que o trabalho seja muito, pare um pouco, nem que seja por breves minutos. Aproveite para fazer uns alongamentos, esticar as pernas, trocar ideias com um colega, sair um pouco do ambiente, dar uma volta breve e respirar tranquilamente. Tudo isto vai contribuir para que regresse ao trabalho com a mente mais leve e energia renovada.

 

4. Definir prioridades
Se é daquelas pessoas que fica perdido no meio de tantas actividades, é fundamental que defina prioridades. Quando não sabe o que fazer primeiro e deixa tudo para a última hora, a ansiedade apodera-se de si.

A dica passa por organizar as tarefas mais importantes do dia, por ordem de importância. Assim, fica mais fácil saber o que fazer primeiro e o que pode ficar para segundo lugar.

 

5. Mudar de hábitos
Saia da rotina e experimente coisas novas. Evite fazer sempre as mesmas coisas por muito tempo. A determinada altura, deixam de ser agradáveis. Para além disso, reflicta sobre os maus hábitos no trabalho e mude-os.

Mude de cadeira, use uma pequena base para colocar os pés e garantir uma melhor postura, caso passe muito tempo sentado; mantenha uma garrafa de água na secretária; abrace um desafio; aprenda algo novo; mude de espaço de trabalho se isso for possível; deixe o carro mais longe da empresa e caminhe até lá.

 

6. Cuidar de si
A ansiedade no trabalho não está ligada apenas ao que faz profissionalmente, mas como o faz e para o fazer bem, tem de estar bem consigo.

Faça uma boa alimentação, tenha o sono em dia e pratique exercício físico. Estes são factores importantes para o bem-estar e para uma gestão saudável do stress.

 

7. Relacionar-se
A ansiedade no trabalho surge, muitas vezes, porque vive apenas para trabalhar e está demasiado “mergulhado” nos problemas que podem existir na sua profissão. A vida social é muito importante. Manter-se próximo dos amigos e da família, conviver, distrair-se e conversar pode ajudar.

 

8. Relaxar
Reserve sempre um tempo para relaxar. O yoga ou a meditação (que pode fazer na pausa do almoço) são actividades que ajudam a tranquilizar o corpo e a mente.

Pode ainda fazer um passeio, ler um livro, tomar um banho quente, fazer algo divertido ou, simplesmente, dormir. O que interesse é que tenha tempo para “desligar”.

 

9. Esquecer o café
Quando se trata de lidar com a ansiedade, o café pode ser o pior inimigo. A cafeína pode aumentar a frequência cardíaca e isso é tudo menos bom para quem sofre de ansiedade no trabalho.

 

10. Procurar ajuda especializada
Se sente que já se encontra num estado de ansiedade mais avançado e não consegue contornar o problema sozinho, deve procurar ajuda especializada. Não deixe que o problema se prolongue, sob risco de vir a sofrer de uma patologia mais grave e difícil de tratar, como a depressão que é, todos os anos, responsável por baixas médicas.

Com a ajuda de profissionais especializados, tem a oportunidade de se conhecer melhor, de entender as causas da ansiedade no trabalho, encontrando mecanismos cada vez mais eficientes para lidar o problema.

Ler Mais