
Não ficou com o lugar? Não desespere
Candidatar-se a um trabalho e não ser escolhido pode ser bastante desanimador. No entanto, encare a situação como uma oportunidade de aprendizagem. Deixamos-lhe oito lições que pode tirar de uma rejeição de trabalho, apontadas pelo Undercover Recruiter.
Depois de perder um tempo interminável a adaptar o seu CV, de se empenhar ao máximo a escrever uma carta de apresentação e de dar o melhor de si na entrevista de emprego, parece quase impossível que não o contratem, certo? Mas pode acontecer!
Mesmo quando sente que fez tudo o que poderia para conseguir o lugar, nada garante que a posição seja sua. Isso não significa haja algo de errado consigo ou que seja totalmente incapaz de desempenhar aquela função, por isso, não desespere. Poderia simplesmente existir um profissional na corrida mais adequado para o papel, ou talvez não tenha enaltecido as suas qualidades mais valiosas tanto quanto poderia ter feito.
É sempre melhor ver uma rejeição de trabalho como uma oportunidade de aprendizagem. Pode sempre pedir feedback depois de uma entrevista de emprego, assim poderá saber onde errou, como se portou na decorrer da entrevista e como pode melhorar nessas áreas da próxima vez. Se olhar para a rejeição de uma maneira mais positiva, aqui estão algumas lições que pode aprender com a situação.
1) Seja confiante, mas também humilde
Ter confiança é certamente uma boa qualidade. Os entrevistadores querem pessoas auto-confiantes e capazes de comunicar profissionalmente. No entanto, há uma linha que separa a confiança da arrogância. Não entre numa entrevista com o pressuposto de que tem tudo controlado ou de que seria um disparate não ficar consigo. Este tipo de atitude não é muito atraente num potencial empregado e é provável que o coloque fora da corrida. Embora seja importante que partilhe as suas melhores competências e realizações, seja modesto quando as discute, porque ninguém gosta de show off!
2) Não tenha medo de mostrar a sua personalidade
Enquanto tenta mostrar que tem as qualidades que a empresa procura, o recrutadores querem descobrir um pouco de si – como é como pessoa e como se poderia encaixar no resto da equipa. Seja genuíno e mostre a sua personalidade. Se, de seguida, decidirem que não se adapta à cultura empresarial, confie no julgamento, porque eles podem estar certos e, se ficasse, integraria um ambiente que não o faria infeliz.
3) Conheça os seus pontos fortes e fracos
No geral, as entrevistas de trabalho baseiam-se em perceber os pontos fortes e fracos dos candidatos e o que podem acrescentar de valor ao trabalho que já é feito. No entanto, também é bastante comum os entrevistadores perguntarem quais são as suas fraquezas, por isso esteja preparado para fornecer-lhes uma resposta honesta, mas que pode transformar-se em algo positivo. Ser capaz de identificar os seus pontos fracos demonstra auto-consciência e motivação para melhorar a si mesmo.
4) Seja curioso
Faça perguntas. Uma entrevista de emprego deve ser um processo de dois sentidos, de modo que pode aprender tudo o que quiser sobre a função e a empresa, e isso demonstra que está realmente interessado no trabalho. Embora tenha a oportunidade de fazer perguntas no final, fazer perguntas durante a entrevista vai mostrar que está a ouvir o que o entrevistador está a dizer e permite que tenha um pouco de controlo sobre a conversa, para dirigi-la na direcção de que gostaria.
5) Partilhe informações que não estão no seu currículo
Se for chamado para uma entrevista, provavelmente já terão lido o seu currículo, por isso não há necessidade de repeti-lo palavra por palavra. Os recrutadores querem saber mais sobre si e aquilo de que é capaz. Fale da sua experiência e realizações mais detalhadamente, dê exemplos e conte histórias específicas que nunca saberiam através de um documento. Os entrevistadores também querem ter uma ideia sobre o seu estilo de comunicação e ética de trabalho durante a entrevista, por isso seja acessível e profissional.
6) Veja os pontos positivos de uma situação negativa
Tente olhar para uma rejeição de trabalho de uma forma mais positiva. Por exemplo, se foi rejeitado porque o entrevistador não achava que se ajustasse à cultura empresarial, ele pode tê-lo salvo de começar um trabalho onde iria lutar para se “encaixar”. Se foi rejeitado por causa de um erro que cometeu, fica a saber que o deve evitar na sua próxima entrevista. Nem todos os trabalhos para os quais é entrevistado são bons para si, por isso pense positivo e volte à procura.
7) Não coloque todos os seus ovos na mesma cesta
Não assuma que o emprego é seu apenas porque teve uma entrevista aparentemente bem-sucedida. Pode até ser um bom candidato, mas poderá sempre haver alguém ainda melhor a concorrente para o mesmo trabalho. E outros factores, como a decisão de adiar a contratação ou descartar a função por inteiro, podem também levar a uma rejeição. Se está à procura de um novo emprego, não tente fixar todas as suas esperanças numa oportunidade e faça uso do tempo de espera por uma resposta, procurando outras oportunidades. Não há nada de errado em manter todas opções em aberto, e a quantos mais trabalhos se candidatar maiores serão as suas chances de ficar com algum.
8) Não desista
Nem tudo está destinado, por isso não fique desmotivado se não consegue o primeiro trabalho para o qual foi entrevistado. A maior parte das pessoas enfrenta rejeições, por isso persista na procura e tenha em conta qualquer feedback que receba.