Não gosta de trabalhar em equipa? Estas são as profissões ideais para si

Para algumas pessoas, a ideia de trabalhar em equipa não é muito atractiva. Embora boa parte das profissões envolvam uma rotina de trabalho colaborativa, que envolve tarefas e projectos compartilhados, existem profissões cuja rotina é solitária.

 

Tendo isto em mente, o site Carreira elaborou uma lista de 10 profissões para quem odeia trabalhar em equipa.

1. Fotógrafo
Um fotógrafo pode trabalhar em jornalismo, publicidade, no mercado editorial, na moda, produção de eventos, audiovisual, entre outros nichos do mercado. Embora em alguns nichos seja necessário trabalhar com uma equipa composta por outros profissionais (como na fotografias de estúdio, por exemplo), em boa parte deles o fotógrafo pode trabalhar de forma autónoma. É o caso, por exemplo, de fotógrafos jornalísticos ou de natureza.

 

2. Editor de vídeo
Para realizar um produto audiovisual, é preciso uma grande equipa de profissionais. No entanto, isto não significa que todos estes profissionais interagem o tempo todo. Na verdade, as profissões ligadas à pós-produção são conhecidas por serem bastante solitárias. Este é o caso de um editor de vídeo, por exemplo. Estes profissionais geralmente ficam isolados da maior parte da equipa.

 

3. Bibliotecário
Uma profissão perfeita para quem prefere uma rotina de trabalho solitário e que gosta de estar perto de livros. Um bibliotecário é responsável pelo cuidado e salvaguarda de livros, o que também envolve catalogação e facilitação do acesso à informação. Em alguns casos, o contacto com o público que frequenta bibliotecas e arquivos também é parte do dia-a-dia de um bibliotecário. No entanto, o trabalho em equipa é mais raro, uma vez que os bibliotecários costumam fazer as suas tarefas individualmente.

 

4. Escritor
A produção literária, na maioria dos casos, exige um certo tipo de isolamento. Embora cada profissional tenha um processo criativo próprio, o momento da escrita geralmente envolve um ambiente tranquilo e de muita concentração. Afinal, boa parte dos escritores trabalham de forma individual, mesmo quando participam em projectos literários colectivos.

 

5. Tradutor
Outra profissão ligada aos livros que é muito indicada para pessoas que não gostam de trabalhar em equipa é a de tradutor. Esta é uma profissão cuja rotina é essencialmente solitária, mesmo quando se faz parte de uma equipa editorial. De modo geral, o tradutor tem uma rotina muito parecida com a de um escritor, num ambiente tranquilo e com o mínimo de interferências externas para facilitar a concentração.

 

6. Actuário
O actuário identifica, analisa e mitiga eventos que possam representar riscos financeiros para pessoas ou empresas. Possui uma rotina que envolve análise de relatórios, além do desenvolvimento de estratégias de diagnóstico e acção em qualquer aspecto do mercado de capitais. Por este motivo, é normal que um actuário trabalhe sozinho e até mesmo de forma maioritariamente remota, sem a necessidade de estar no escritório todos os dias.

7. Consultor
Esta é uma profissão não só para quem não gosta de trabalhar em equipa, mas também para quem quer evitar a rotina do escritório. Um consultor nada mais é do que um profissional que possui experiência na sua área de actuação e ajuda outros profissionais a encontrar soluções para problemas pontuais para melhorar seu desempenho.

Trata-se de uma profissão possível para todas as áreas do mercado. Ao mesmo tempo, a profissão é bastante indicada para pessoas que preferem trabalhar sozinhas.

 

8. Artesão
Um artesão é aquele que, através do domínio de uma técnica e suas ferramentas, realiza a produção manual (do início ao fim) de um objecto. Trata-se de uma profissão bastante tradicional e que envolve diversos tipos de técnicas manuais, sendo as mais comuns o crochê, tricô, cerâmica, marchetaria, joalharia, entre outros. Essa profissão também costuma atrair profissionais de outras áreas do mercado de trabalho. Uma vez que aprendem uma arte manual como hobby e realizam uma transição de carreira, passando actuar e viver somente com os seus ganhos como artesão.

E, embora a prática de reunir vários artesãos para trabalharem de forma comunitária, esta profissão é essencialmente solitária.

 

9. Motorista
Independente do tipo de transporte que realiza, os motoristas costumam ter pouquíssimo contacto com equipas de trabalho. Pois trata-se de uma carreira onde os profissionais possuem independência de uma equipa, ficando responsáveis somente pelo transporte das cargas ou pessoas.

Ler Mais
pub


Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

*