Não quer que os seus colaboradores entrem burnout? Evite estas 6 práticas tóxicas

Muitas vezes sem terem percepção, os líderes têm comportamentos perante os colaboradores que podem estimular o aparecimento da síndrome de burnout, também conhecida por esgotamento derivado do trabalho.

Assim, é importante que os gestores estejam totalmente consciencializados e sensibilizados para as práticas inadequadas que podem desencadear o aparecimento do Burnout. A Workwell partilhou cinco práticas que deve evitar para que os seus colaboradores entrem em burnout:

1. Falta de suporte
A falta de suporte dos gestores de Recursos Humanos e da empresa como um todo é um forte gatilho não só para que o colaborador se sinta desvalorizado no seu ambiente de trabalho, mas também para o aparecimento de problemas de saúde mental. Esse suporte pode ser dado através de uma simples conversa, ou de uma orientação de trabalho mais estruturada.

2. Aumentar excessivamente a carga de trabalho
Cada vez mais as pessoas vivem sobrecarregadas de trabalho. O famoso «trabalhar por dois ou três» é algo muito prejudicial para a saúde, causador de muito stress e ansiedade. É muito importante que os colaboradores tenham uma quantidade de tarefas realista face ao seu horário de trabalho a fim de evitarem o que muitas vezes acontece, terem de fazer horas extra, prejudicando o seu tempo de qualidade.

3. Não dar autonomia ao colaborador
Se os seus gestores delegam tarefas mas não deixam de controlar os colaboradores, isto transmite uma uma falsa sensação de autonomia que impede que estes trabalhem de forma produtiva. Os colaboradores precisam de sentir que há uma confiança genuína no seu trabalho, nas suas capacidades e que a sua opinião conta.

4. Colocar metas muito irrealistas
Metas devem ser realistas, propor objectivos muitos difíceis de serem alcançados trará muita frustração aos colaboradores. É importante criar prazos reais e ter em mente que cada um tem o seu ritmo e método de trabalho.

5. Fazer pressão constante
Alguma pressão, pode ser saudável para trabalhos que careçam de mais atenção. No entanto, a pressão sistemática pode criar muita tensão juntos dos colaboradores e fazer com que estes se sintam inseguros tendo em conta o seu desempenho, o que pode ser muito prejudicial para a sua saúde mental.

6. Normalizar as horas extra
Cada vez mais as horas extra são vistas como regra e não a excepção. Se a sua empresa frequentemente obriga os colaboradores a trabalharem mais horas do que aquelas que constam no seu horário, muito provavelmente os colaboradores não são mentalmente saudáveis. As pessoas precisam de tempo de qualidade para recarregarem energias, para relaxarem, para estarem com as suas famílias e disfrutarem fazendo coisas de que gostam.

Obrigar os seus colaboradores a fazerem horas extras, é roubar-lhes este tempo de qualidade. É importante que torne as horas extras a excepção.

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