Não sabe como melhorar o trabalho em equipa na sua empresa? Siga estas três dicas

Com a crescente complexidade de projectos, é essencial que as organizações e os colaboradores invistam em competências que lhes permitam gerir da melhor forma os desafios interpessoais que surgem. Para promover uma cultura que acolha toda a partilha, a consultora tecnológica Zühlke partilha três conselhos para que todos os especialistas cooperem de forma positiva nos momentos de stress da equipa.

1. Abrir espaço para o debateA escuta activa e a partilha dentro de limites definidos são essenciais para conhecer as ideias ou preocupações de todas as partes envolvidas na discussão. Cada especialista tem o seu ponto de vista e opinião sobre o tema e todos devem ser igualmente válidos para o debate. Com um ambiente que promove esta partilha sem receios, mas com respeito por cada participante, é possível fomentar a adesão da equipa à conversa e aprender com todos.

2. Envolver a equipa na resolução do problemaCom diferentes experiências e conhecimentos, todos os especialistas trazem algo único e de valor à equipa. Assim, quando surge um problema que afecta o trabalho em conjunto, é importante envolver todos os elementos da equipa na procura por soluções. Além de promover a comunicação e o debate entre a equipa, valorizam-se os seus inputs em igual medida na procura pelo caminho a seguir, sempre em conjunto.3. Desenvolver coaching mindset e formaçãoO talento é o maior bem da organização e é no seu desenvolvimento profissional e pessoal que se deve investir continuamente. Orientando o mindset e a forma de trabalho para as pessoas, os team leaders e especialistas em posições senior conseguem elevar as suas competências de comunicação e gestão de conflitos, reconhecendo o valor das sugestões e partilhas dos colaboradores e encontrando a melhor solução para o desafio que enfrentam.

No mesmo sentido, as competências interpessoais e de comunicação são cada vez mais importantes para auxiliar um bom desempenho, um bom ambiente de trabalho e excelentes resultados. Por isso, é fundamental investir na formação de todos os colaboradores sobre as melhores práticas na gestão de conflitos que surgem.




loading...

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.