Não sabe o que ler este mês? Partilhamos três sugestões

Com a chegada do Outono, os dias ficam mais curtos e começa a saber bem ler um bom livro no sofá. O Grupo Almedina partilha novas sugestões de leitura para o mês de Outubro.

 

Tragédias – Volume 2, de Séneca
Com a edição do segundo volume, as Edições 70 publicam toda a dramaturgia de Séneca, o único teatro romano que chegou aos nossos dias. Apreciado por renascentistas e barrocos, mas desprezado por românticos, o teatro de Séneca recebeu, a partir do século XX, um interesse em proporções até então desconhecidas. Em Portugal, no entanto, a sua obra permanecia por conhecer e estudar. A publicação das tragédias completas de Séneca em dois volumes vem pôr fim a este alheamento.

 

Assim falou Zaratustra, de Friedrich Nietzsche
Falando através da voz de Zaratustra, Friedrich Nietzsche clama: «Acordem, ó homens! Acordem para aquilo que eu, o porta-voz da vida, o porta-voz do sofrimento, vos digo!» E o que Nietzsche vem dizer é que a realidade não é racionalidade, mas vontade de poder. Na imagética de Assim falava Zaratustra, o espírito, na sua vida sobre a terra, deixou de ser o camelo, que carrega, deixou de ser o leão, que reage violentamente e quebra amarras, e passou a ser a criança, a leveza da existência e o “Sim” à vida.

 

A Felicidade negada, de Domenico De Masi
Não há progresso sem felicidade, e não pode haver felicidade num mundo desigual em distribuição de riqueza, trabalho, poder, conhecimento, oportunidades e protecção. Domenico De Masi explora aqui duas teorias relativas ao indivíduo, à sociedade e à economia, cuja disputa incide justamente sobre o papel, o valor e a organização da vida activa nas práticas do trabalho e do ócio.

Ler Mais



loading...

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.