Narcisismo: insegurança ou ego “inchado”?

O narcisismo é movido pela insegurança, e não por um senso “inchado” de identidade.

Isto é o que defende uma nova pesquisa, que traz uma visão mais detalhada sobre esse comportamento, com o adicional de poder explicar o que motiva a natureza autocentrada das actividades em que as pessoas se envolvem nas redes sociais.

“Durante muito tempo, não ficou claro por que os narcisistas se envolvem em comportamentos desagradáveis, como a autocomplacência, já que isso faz com que os outros os considerem menos,” explica o professor Pascal Wallisch, da Universidade de Nova Iorque (EUA). “Isso tornou-se bastante comum na era das redes sociais.”

As análises e entrevistas revelaram que os narcisistas não são grandiosos, mas inseguros, e é assim que parecem lidar com suas inseguranças.

“Os resultados sugerem que o narcisismo é mais bem compreendido como uma adaptação compensatória para superar e encobrir a baixa autoestima,” acrescenta a professora Mary Kowalchyk. “Os narcisistas são inseguros e enfrentam essas inseguranças desta forma. Isso faz com que os outros gostem menos deles a longo prazo, agravando ainda mais as suas inseguranças, o que então leva a um ciclo vicioso de comportamentos flexionantes.”

Narcisismo e insegurança

Os quase 300 participantes da pesquisa – aproximadamente 60% mulheres e 40% homens – tinham uma idade média de 20 anos.

No geral, os resultados mostraram altas correlações entre autoconceitualizações movidas pela insegurança e narcisismo – mas não com psicopatia.

Por exemplo, a necessidade de validação social apresentou forte correlação com a tendência relatada de se envolver em autoelevação performativa – uma característica do narcisismo vulnerável.

Em contraste, as medidas de psicopatia, tais como níveis elevados de autoestima, mostraram baixos níveis de correlação com o narcisismo vulnerável, implicando uma falta de insegurança.

Estas descobertas sugerem que os narcisistas genuínos são inseguros e são mais bem descritos pelo subtipo de narcisismo vulnerável. Já o chamado narcisismo grandioso pode ser melhor compreendido como uma manifestação de psicopatia, dizem os investigadores.

Ler Mais
pub


Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

*