Nelson Pires, CEO da Jaba Recordati Portugal: «Integrar é a palavra de ordem»

Nelson Pires, CEO da Jaba Recordati Portugal, acredita que «se antes bastava Planear, Organizar, Liderar, Controlar, agora é preciso fazê-lo de forma distinta e, para além disso, é preciso Integrar. Integrar processos, pessoas e gerações, novos modelos de liderança com a gestão de projectos, carreiras em Z, a digitalização da economia, a necessidade de criar “learning organizations”, os valores e princípios ESG, a integração entre tecnologia e pessoas, entre outros».

 

«O 44.º Barómetro da Human Resources foca-se no emprego e nas remunerações, num cenário de contracção (ou mesmo crise) económica para o próximo ano. Algo positivo em 2022 é a baixa taxa de desemprego que desceu para 6,1% em Outubro (segundo o INE).

A opinião dos gestores é positiva, pois apenas 39% entendem que vai diminuir o emprego (dos quais apenas 9% acima de 3%). E o emprego é um elemento fundamental para reduzir o impacto da contracção económica e garantir estabilidade social. E apenas 8% dos inquiridos julgam que vai efectuar um “resizing” da sua organização. Superado até pelos 67% que entendem que podem aumentar o número de colaboradores em 2023.

O trabalho é um factor de desenvolvimento e integração social de promoção do “elevador social”, mas também um factor de progresso e crescimento económico. Portanto foi encorajador entender que esta variável irá manter-se estável, algo que não aconteceu noutras crises económicas.

Por último, gostaria de comentar a questão das lideranças e da sua preparação para enfrentar os desafios que se avizinham. 77% dos inquiridos referem que não estão ou que podem estar preparados, mas necessitarão de actualizar as suas competências. Antecipei isso mesmo quando escrevi (com edição da Multipublicações) este ano o livro “P.O.L.C.I. – o abecedário da liderança”.

Se antes bastava Planear, Organizar, Liderar, Controlar, agora temos de o fazer de forma distinta e, para além disso, temos também de Integrar.

Integrar processos, pessoas e gerações, novos modelos de liderança com a gestão de projectos, carreiras em Z, a digitalização da economia, a necessidade de criar “learning organizations”, os valores e princípios ESG, a integração entre tecnologia e pessoas, entre outros. Garantindo que o modelo de liderança se mantém T.A.R.A., ou seja, “Trustability” (garanta a confiança), “Accountability” (ou seja, responsável), “Respect” (ou seja, respeite a equidade, legalidade e moralidade) e “Respectability” (ou seja que respeite os outros, a sociedade, o meio ambiente, as diferenças de género). Por isso mesmo, serão enormes os desafios dos novos líderes neste novo mundo e para isso vão mesmo precisar de um novo abecedário!»

 

Este testemunho foi publicado na edição de Dezembro (nº.144) da Human Resources, no âmbito da XLIV edição do seu Barómetro.

A revista está nas bancas. Caso prefira comprar online, tem disponível a versão em papel e a versão digital.

Ler Mais