Jorge Graça, administrador e CTO da NOS, sublinhou que «estar novamente no topo do ranking de investimento em I&D é um reflexo claro da ambição da NOS e consolida a posição na liderança tecnológica nacional. A presença constante no top 3 desde 2018 demonstra uma decisão estratégica clara e sustentada, que acontece porque a Inovação faz parte do ADN da NOS. É, sem dúvida, um pilar do nosso compromisso em alavancar o desenvolvimento económico e tecnológico de Portugal, contribuindo para melhorar a vida das empresas e dos portugueses.»
De 2020 a 2024, o investimento acumulado em I&D excedeu os 420 milhões de euros. No último ano do reporte, algumas das prioridades foram inteligência artificial e ciência de dados; cloud; redes de última geração; segurança e materiais inteligentes, com aplicações em áreas tão diversas como a saúde; a indústria; mobilidade; smart cities ou aeroespaço. Como parte da sua aposta, a NOS é um promotor atcivo de um ecossistema de inovação aberto, recorrendo a parcerias com universidades, centros de Investigação e colabs, assim como startups, incubadoras e outras organizações, com o objectivo de criar soluções com impacto significativo na vida das pessoas.
Este ranking de empresas faz parte dos dados do Inquérito ao Potencial Científico e Tecnológico Nacional 2024 (IPCTN24), publicado pela DGEEC. Segundo este relatório oficial, a despesa em I&D do sector empresas, em Portugal, cresceu 11% face ao ano anterior, tendo atingido os 3.162 milhões de euros e representado 1,09% do Produto Interno Bruto (PIB).














