A NOS e a Fundação da Juventude juntaram-se para lançar o projecto IN:FORMAT, uma iniciativa que vai capacitar 8000 alunos e centenas de professores do Algarve em competências digitais, mediáticas e de programação, ao longo dos próximos três anos. Tem como principal objectivo potenciar a capacitação digital e combater o abandono escolar precoce no Algarve, com especial atenção aos Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP).
O projecto forma alunos dos quarto ao décimo ano de escolaridade, sobre robótica e programação através de metodologias práticas e imersivas, utilizando ferramentas como o microcontrolador Micro:Bit e o software Minecraft Education Edition. Paralelamente, pensando na tecnologia como ferramenta de participação cívica, o programa tem também uma componente de literacia mediática e de informação. Desta forma, pretende-se que os jovens desenvolvam competências como autonomia, criatividade, cidadania, pensamento crítico, e capacidade de resolução de problemas.
Neste momento, o IN:FORMAT já está implementado em 45 escolas públicas, de oito agrupamentos de escolas nos concelhos de Loulé, Portimão, Olhão, Lagos, Lagoa e Aljezur. Além dos alunos, o projecto promove também a capacitação de professores, assegurando a continuidade e sustentabilidade das aprendizagens após o fim das acções. A equipa de formadores é multidisciplinar e inclui psicólogos, técnicos de comunicação, especialistas em ciências sociais e formadores de informática.
«Como parte da sua política de sustentabilidade e responsabilidade social, a NOS assumiu o compromisso de contribuir para uma sociedade mais ligada, desenvolvida e igualitária. Por isso, temos investido em dotar o País de boas infraestruturas, para aproximar todos os portugueses da inovação e desenvolvimento, mas também em capacitar os mais novos em literacia digital, de forma a termos novas gerações com mais oportunidades e mais capazes de usar a tecnologia de forma consciente e transformadora», salientou Filipa Santos Carvalho, administradora da NOS.
Segundo Francisco Maria Balsemão, presidente do Conselho de Administração da Fundação da Juventude, «a Fundação da Juventude é uma referência nacional em projetos de capacitação digital. Após o sucesso de projectos anteriores — como o “Make Code”, no Norte e o “Programa o Teu Futuro”, no Alentejo, que capacitaram milhares de jovens estudantes entre 2018 e 2023, com uma metodologia comprovada e resultados muito positivos — o modelo chega agora ao Algarve, através do IN:FORMAT, à procura de um impacto ainda maior.»
O IN:FORMAT é um projecto desenvolvido pela Fundação da Juventude, com o apoio da NOS, e cofinanciado pela Portugal Inovação Social.














