NOS: «Encontrámos novas formas de unir os colaboradores à empresa»
Os valores e a forma como as empresas actuam perante os seus colaboradores, clientes e comunidade são essenciais na sua distinção no que diz respeito à reputação.
Na NOS, considera-se fundamental compreender as necessidades e preocupações dos colaboradores para criar o sentimento de pertença e para que estes se sintam orgulhosos em trabalhar numa empresa que se preocupa com a sua individualidade e com o seu propósito. Assim, a forma como é trabalhada a experiência e jornada do colaborador ao longo do seu ciclo de vida e de como os valores da empresa são integrados nesta jornada distingue uma organização e exponencia a sua imagem positiva tanto interna, como externamente.
Por outro lado, cada vez mais, a empresa considera que é importante que as pessoas se identifiquem com o propósito da empresa e que esta tenha um contributo relevante na construção de um mundo melhor. Em entrevista à Human Resources Portugal, Isabel Borgas, directora de Pessoas e Organização da NOS.
Qual a importância do Employer Branding no processo de captação e retenção de talento?
O Employer Branding é o ponto central da nossa atracção e retenção de talento, na medida em que nos ajuda a passar a imagem positiva da empresa como um dos melhores lugares para trabalhar em Portugal, enquanto garante um efectivo compromisso de todos na procura da excelência. Por um lado, é essencial para atrairmos os melhores talentos e candidatos mais qualificados e alinhados com os valores da NOS, o que facilita o processo de selecção, permitindo-nos reduzir tempos e recursos alocados ao recrutamento.
Por outro, ao termos uma marca forte e garantirmos este alinhamento com os valores dos nossos colaboradores, conseguimos ter pessoas mais motivadas, envolvidas e comprometidas com a organização. Colaboradores que se identificam com a cultura da empresa e se sentem valorizados, não só tendem a permanecer por mais tempo na organização, como acabam por se tornar embaixadores da marca durante o período em que são colaboradores e, até mesmo, quando se tornam ex-colaboradores.
No contexto de Employer Branding, que imagem pretendem que os colaboradores tenham da NOS?
Acima de tudo, a imagem de uma empresa que valoriza e contribui de forma positiva para o bem-estar das pessoas e da sociedade no seu todo, em termos de responsabilidade social, de inovação e da oferta de produtos e serviços que realmente respondem às necessidades das pessoas. Para que, desde o primeiro dia de trabalho até depois de saírem da empresa, tenham orgulho de fazer parte desta organização.
Queremos que os nossos colaboradores sintam que a NOS está presente no seu dia-a-dia e que está atenta às necessidades de cada um desde o seu primeiro dia na empresa, que lhes lança desafios estimulantes e celebra as conquistas das suas equipas. E, mais do que isso, que trabalham num espaço onde lhes são dados os meios necessários para crescerem, para cumprirem o seu propósito e da organização, e para transformarem e inspirarem a vida das pessoas e da sociedade.
A mudança do modelo de trabalho teve impacto na forma como a NOS trabalha este tema do Employer Branding?
Na NOS, temos modelos de trabalho adaptados a cada área/tipo de função. E, nesse sentido, a mudança do modelo de trabalho implicou, acima de tudo, que fosse necessário encontrar novas formas de nos conectarmos e de envolvermos com os nossos colaboradores, não só presencialmente, mas também à distância.
Para responder a estes desafios, encontrámos novas formas de unir os colaboradores à empresa, de forma a garantir que eles sentem valorizados e conectados à cultura e aos valores organizacionais, através de plataformas e ferramentas digitais que facilitam uma comunicação dinâmica e mais colaborativa. Fizemos, também, uma profunda transformação da nossa plataforma de formação, digitalizando parte do catálogo formativo e customizando os conteúdos às novas necessidades de skills e contexto.
Claro que mesmo com todas as ferramentas e potencialidades que a tecnologia nos oferece, e são muitas, é sempre um desafio criar uma cultura de empresa sólida, inclusiva e inspiradora, à distância. Daí que seja ainda mais importante, nesta realidade, reconhecer e recompensar os colaboradores, ter uma comunicação frequente e transparente e mantê-los informados sobre as iniciativas e projectos da empresa, para que se possam sentir mais próximos e ligados à empresa, em todos os momentos.
De que forma a NOS contribui para que exista um sentimento de pertença entre os colaboradores?
Em primeiro lugar, tentamos assegurar que os nossos colaboradores compreendem e compartilham a cultura e valores da NOS e que estão alinhados com os objectivos e missão da empresa, através da promoção de diversas actividades, como comunicações regulares sobre os resultados e eixos estratégicos da empresa, com intervenção do CEO, ou acções de teambuilding com as nossas pessoas.
Por outro lado, oferecemos aos nossos colaboradores fortes oportunidades de crescimento e capacitação, como formações, cursos e programas, onde podem desenvolver as suas competências. É também importante valorizar e reconhecer o seu trabalho, assim como o impacto que este pode vir a ter no dia- -a-dia da nossa sociedade. Os benefícios e recompensas que oferecemos, muitos deles extensíveis à família e amigos, também nos permitem satisfazer muitas das necessidades pessoais e profissionais dos nossos colaboradores, promovendo e melhorando o seu bem-estar e a sua qualidade de vida.
Sentem que estar associado a uma organização com uma boa reputação e consciência social e ambiental é imprescindível para captar talento nos dias que correm?
Sem dúvida. Cada vez mais, os candidatos estão preocupados com a reputação e a consciência social e ambiental das empresas onde consideram trabalhar. Neste momento, as pessoas esperam que as organizações tenham um papel activo na sociedade, que tenham uma consciência social e ambiental e incorporem práticas que melhorem o dia-a-dia da população em geral.
Na NOS, os nossos colaboradores procuram novas soluções que respondam aos mais variados desafios económicos, sociais, ambientais, porque é nossa ambição contribuir para que todas as pessoas vivam melhor. Vivemos num espírito de partilha, ajuda e networking capaz de potenciar as melhores ideias, soluções e novas formas de pensar, e acreditamos que este universo de possibilidades nos distingue, em larga medida, no que diz respeito à captação de novos talentos.
E claro que a preocupação com a sociedade e as pessoas tem de começar, desde logo, dentro da organização. Assim, são essenciais as oportunidades de aprendizagem, evolução e desenvolvimento profissional, os benefícios oferecidos, a comunicação feita pela organização tanto interna como externamente, o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, a existência de um ambiente de trabalho ético, diverso e inclusivo, a relação que existe seja entre colegas, seja com a liderança e, ainda, a possibilidade de estar envolvido em projectos desafiantes, inovadores e tecnológicos, capazes de implementar mudanças na sociedade.
Como evoluíram as expectativas dos jovens no que diz respeito à escolha da empresa para trabalhar?
Cada vez, a camada jovem está mais preocupada com o impacto social e ambiental que o seu trabalho pode ter, procurando assim trabalhar em organizações que estejam alinhadas com seus valores e propósitos.
E, nesse sentido, trabalhar em empresas tecnológicas e inovadoras, que estão na vanguarda das suas áreas de actuação, dá a estes jovens a oportunidade de trabalhar em projectos dinâmicos e desafiadores, onde se sentem emocionalmente envolvidos e orgulhosos por fazer aquilo que ainda ninguém fez.
Actualmente, os jovens valorizam empresas onde se sentem valorizados e ouvidos, que oferecem oportunidades de desenvolvimento profissional, um ambiente de trabalho flexível e um forte equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. Outro dos aspectos essenciais é a própria cultura da empresa, que deve promover um ambiente de trabalho inclusivo e diverso.
Que programas ou iniciativas tem a NOS, nesta área, com o objectivo de atracção e retenção de talento?
No que diz respeito à atracção de talento, criámos touchpoints com o talento jovem, desde o início do seu percurso académico, através do nosso programa de trainees (NOS ALFA), mas também com os nossos estágios de verão e curriculares, onde os jovens têm a possibilidade de concluir o seu mestrado. Temos, também, várias parcerias com instituições de ensino, no sentido de apresentarmos a empresa enquanto marca empregadora forte e de identificarmos os melhores talentos. A selecção dos candidatos não é feita apenas pelas suas competências ou especialização na função, mas também pelo seu alinhamento com a nossa missão e valores.
Quanto à retenção de talento, destacaria a nossa proposta de valor como empregador, na qual priorizamos o desenvolvimento, oportunidades, meritocracia, empowerment, respeito, reconhecimento, camaradagem, ética, e, claro, compensação. Concretizando estes valores, temos um modelo de carreiras que assenta nas melhores práticas a nível mundial e promove o crescimento dos colaboradores, um programa de formação muito robusto e uma política de bem-estar que faz com que as pessoas se sintam bem a trabalhar na NOS.
Qual a receptividade destes programas ou iniciativas junto do público interno e como é que uma escuta activa da reacção dos colaboradores pode contribuir para o sucesso da estratégia da empresa?
A receptividade junto do público interno tem sido óptima e, como reflexo disso, temos uma elevada adesão aos nossos programas de formação e desenvolvimento de talento. Aqui, o feedback dos nossos colaboradores é muito importante. Nesse sentido, estamos a fazer uma auscultação interna, para fazermos o diagnóstico das nossas forças e dos nossos pontos de melhoria, ao longo do seu ciclo de vida, de forma a podermos pôr em prática iniciativas, ferramentas e projectos que garantam uma experiência positiva, única e distintiva.
Quais são os maiores desafios que se têm apresentado?
Ao longo do tempo, o maior desafio que temos encontrado prende-se com a adaptação às novas e diferentes tendências no mercado de trabalho. As exigências dos candidatos e dos colaboradores tornaram-se mais altas e mais difíceis de cumprir e o mercado de emprego tornou-se global, fruto de um aumento do trabalho remoto.
Para estarmos na vanguarda e recrutarmos os melhores talentos do mercado, e nos diferenciarmos das restantes empresas, temos de ser capazes de oferecer as melhores condições, adaptadas aos vários tipos de persona que existem na NOS. Tendo em consideração que cada um deles tem especificidades, objectivos e interesses distintos, não só a nível profissional, como também a nível pessoal.
Qual a estratégia da NOS no que diz respeito ao desenvolvimento individual dos colaboradores e como é que este ponto é comunicado em termos de Employer Branding?
A NOS procura apostar em estratégias que proporcionem oportunidades de crescimento e de desenvolvimento individual dos seus colaboradores, através de programas e formações que ajudam as nossas pessoas a exponenciar as suas competências e a aprimorar sua capacidade de desempenhar suas funções, de acordo com a função na qual se encontram.
O nosso programa de mobilidade interna é, também, uma das iniciativas que permite que os nossos colaboradores conheçam outra perspectiva do negócio e que, por outro lado, desenvolvam experiências em diferentes áreas.
E podemos destacar, ainda, o feedback recorrente, que é, também, uma das estratégias utilizadas para acompanhar os nossos colaboradores de forma personalizada e individual, e próxima, com o intuito de identificar os seus pontos fortes e as suas componentes de melhoria.
Que factores tornam a experiência de trabalhar na NOS realmente ímpar?
Trabalhar na NOS é, desde o início, uma experiência única e distintiva. Desde a nossa experiência de Onboarding, personalizada a partir do momento em que os candidatos se tornam nossos colaboradores, ao nosso ADN, que se reflecte num espaço de aprendizagem, inspirador, onde existe grande proximidade com a liderança e uma cultura de feedback constante, um ambiente descontraído, desafiante e de partilha, e projectos inovadores, tecnológicos e digitais onde o espírito de entreajuda prevalece.
É também o nosso sentido de propósito que nos diferencia. Preocupamo-nos em potenciar o melhor dos nossos colaboradores, de forma a permitir que estes façam a diferença na sociedade. Assim como aquilo que oferecemos aos nossos colaboradores: desde a promoção de saúde e bem-estar pessoal, social e profissional, aos benefícios e enorme número de parcerias das quais dispomos, adequadas à sua vida.
Na NOS, gostamos de celebrar as conquistas dos nossos colaboradores e dias especiais, marcando-os com iniciativas internas que apostam nos nossos colaboradores e os tornam felizes. Investimos na sua formação, no seu desenvolvimento e na sua aprendizagem. Preocupamo-nos em estar atentos às suas necessidades e à evolução do mercado e do próprio negócio. E, para que tudo isto possa ser posto em prática, procuramos que os nossos edifícios sejam espaços dinâmicos, com diferentes zonas e salas, adaptadas a cada momento do seu dia-a-dia. Sejam zonas de brainstorming, de reunião, de focus, criatividade ou relaxamento.
Este artigo faz parte do Caderno Especial “Employer Branding” na edição de Maio (n.º 149) da Human Resources, nas bancas.
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