Nova academia que forma perfis no sector da hotelaria em Portugal já deu emprego a duas dezenas de profissionais

A mobilidade de profissionais de hotelaria rumo a outros sectores é uma realidade, bem como a crescente dificuldade em atrair novos talentos e, por este motivo, e para combater esta tendência, o Grupo Eurofirms decidiu criar uma Academia de Hotelaria com o intuito de desenvolver e formar talentos com uma oferta formativa fortemente orientada para a qualidade de serviço e foco no cliente.
A Academia de Hotelaria do Grupo Eurofirms foi inaugurada em Março e já deu emprego aos 20 formandos que participaram nas primeiras formações, dando o primeiro passo para tornar o sector mais profissional e gerar um impacto positivo na sociedade e experiência do cliente. «Com esta iniciativa, a Eurofims pretende formar 300 pessoas em dois anos e replicar o modelo nos outros países onde está presente», explica David Sanglas, International Business leader de Eurofirms Group.
Actualmente, a Academia de Hotelaria do Grupo Eurofirms, conta com formação em duas áreas: Housekeeping (20h) e Food & Beverage (30h). São ambas compostas por uma componente teórica, leccionada nas instalações da Academia em Entrecampos, e por uma componente prática numa unidade hoteleira parceira do Grupo Eurofirms, acompanhados pelos seus formadores e staff do Hotel.
A formação de Housekeeping aborda temas como boas práticas e o perfil de um empregado de andares e a formação de F&B aborda o perfil do empregado de mesa, atendimento ao cliente, tipos de secções, tipos de chefias e técnicas de serviço. As formações são gratuitas, certificadas e não são exigidos requisitos especiais, uma vez que são destinadas a todas as pessoas que queiram obter conhecimentos que possibilitem actuar no mercado de trabalho.
Actualmente, o Grupo está a realizar diversas análises a cada sector para detectar as necessidades das novas gerações e criar oportunidades para impulsionar as novas estratégias de atracção e fidelização para criar e aumentar as equipas a longo prazo, nos sectores com mais procura.