Nova campanha visa inspirar mais mulheres a trabalhar em TI. Conheça este exemplo de mudança

Women in Tech @ Kaspersky Portugal: é este o nome da nova campanha digital da Kaspersky, que vai dar voz às várias mulheres portuguesas que trabalham no sector das IT e cuja carreira poderá inspirar mais mulheres a juntarem-se ao mundo da tecnologia. A campanha surge com o objectivo de sensibilizar para a fraca representatividade das mulheres no sector tecnológico no país.

Esta campanha, transmitida no Youtube, será constituída por três episódios (um por mês, de Maio a Julho), onde serão promovidas conversas informais com convidadas exclusivas de empresas em Portugal, que vão partilhar as suas experiências, oportunidades e desafios no acesso à profissão e na evolução da sua carreira.

As talks serão conduzidas pela YouTuber Geek’alm, cujo percurso profissional também passa pelo universo tecnológico, e partilhadas no seu canal de YouTube.

O último estudo da Kaspersky sobre a evolução e representatividade da mulher no sector das IT, realizado a nível mundial, revela que foram as mulheres, principalmente as do sector tecnológico, as mais prejudicadas na evolução da sua carreira, com o contexto de teletrabalho e confinamento. Adicionalmente, e de acordo com a investigação, mais de um terço das mulheres que trabalham na área de IT consideram que o número reduzido de mulheres no sector as fez recear o ingresso na profissão e que apenas 19% das que trabalham atualmente no setor foram encorajadas por um modelo feminino a abraçar a ideia de seguir uma carreira na tecnologia.

Para Evgeniya Naumova, vice-presidente da Rede Global de Vendas da Kaspersky e embaixadora da Women in Tech Portugal, «esta campanha é mais um dos passos para conseguirmos maior igualdade de género e incentivarmos mais jovens a perseguir os seus sonhos na área da tecnologia em Portugal. Embora se tenha registado uma melhoria global ao nível da perceção da representação de género nos últimos anos, ainda existe falta de profissionais femininas na indústria de IT, muitas vezes porque não têm referências que as encorajem a seguir uma carreira que, em grande parte, ainda é dominada ou associada ao sexo masculino».

O primeiro episódio da campanha Women in Tech @ Kaspersky Portugal será lançado já no final deste mês e vai contar com a presença de Ana Carolina Cardoso, Software engineer na Farfetch.

Ler Mais