
NOVA FCT e a Hovione unem-se para desenvolver colaboração científica e expandir campus da universidade
A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa | NOVA FCT e a Hovione, empresa internacional fundada em Portugal, e especializada no desenvolvimento e fabrico de produtos farmacêuticos, assinaram um acordo de colaboração com o objectivo de promover o intercâmbio de conhecimento científico e apoiar o desenvolvimento contínuo do Campus da Faculdade em Almada (Caparica).
O acordo foi formalmente assinado por Jean-Luc Herbeaux, CEO da Hovione, e pelo professor João de Deus Sàágua, reitor da Universidade NOVA de Lisboa. Foi ainda assinado um Memorando de Entendimento pelo professor José Júlio Alferes, director da NOVA FCT. A cerimónia contou com a presença de Diane Villax, fundadora da Hovione.
A parceria a dez anos inclui a renovação de um dos principais edifícios da Faculdade e o apoio à criação de um Parque de Ciência e Tecnologia na NOVA FCT – um espaço dedicado à inovação, ao conhecimento, sustentabilidade e tecnologia de ponta.
Como reconhecimento desta parceria, a NOVA FCT dará ao atrium principal do Edifício Departamental o nome de “Hovione Atrium”. Este espaço é utilizado diariamente por mais de mil estudantes, professores e investigadores, sobretudo das áreas de Química, Ciências da Vida, Conservação e Restauro e Ciências e Engenharia do Ambiente.
A Hovione irá integrar a Plataforma de Parceiros e será membro fundador dos futuros conselhos consultivos para o Planeamento e Desenvolvimento do Campus, bem como para a Inovação, Ciência e Sociedade.
A empresa irá também dar uma bolsa de mérito ao melhor aluno de licenciatura ou mestrado, num curso à sua escolha.
Em detalhe, o Memorando de Entendimento inclui as seguintes áreas de colaboração:
- Intercâmbio de conhecimentos e competências no campo técnico-científico e/ou com aplicabilidade académica;
- Desenvolvimento e promoção de actividades de formação (cursos, módulos, sessões, etc.) sobre temas propostos pela Hovione com relevância para o mercado de trabalho e para a empregabilidade dos estudantes;
- Actividades conjuntas de investigação e desenvolvimento;
- Coorganização de eventos científicos e académicos, incluindo congressos, colóquios, seminários, conferências e webinars;
- Apoio ao desenvolvimento do Campus da NOVA FCT.