Nova SBE obtém classificação máxima da Fundação para a Ciência e a Tecnologia. É a a única escola portuguesa a alcançar esta classificação

A Nova School of Business and Economics (Nova SBE) foi distinguida com a classificação máxima – Excelente (5/5) – pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) sendo a única escola portuguesa a alcançar esta classificação no actual exercício de avaliação. Como resultado, a Nova SBE assegura um financiamento programático no valor de 3,6 milhões de euros para os próximos anos.

A avaliação, conduzida por um painel internacional composto por oito especialistas não portugueses, analisou três critérios: Qualidade, mérito, relevância, nível de colaboração e internacionalização da actividade de I&D desenvolvida; Mérito científico e tecnológico da equipa de investigação; Qualidade, mérito e pertinência dos objectivos científicos, da estratégia global, do plano de actividades e da organização da unidade de I&D para os próximos cinco anos

O painel destacou a vocação internacional da Nova SBE, salientando o ensino integralmente ministrado em inglês, a composição altamente internacional do corpo docente e discente, bem como uma vasta rede de parcerias globais. Realçou ainda os contributos significativos da escola em áreas como Finanças, Economia do Desenvolvimento, Estratégia, Ciência das Organizações e Comportamento Organizacional, evidenciados pelas numerosas publicações em revistas científicas de topo.

A qualidade da equipa de investigação foi igualmente sublinhada, com investigadores reconhecidos internacionalmente, posições editoriais em revistas de referência e um historial sólido de captação de financiamento competitivo, incluindo bolsas ERA Chairs e ERC Grants.

A estratégia da Nova SBE para o período 2025-2029 assente em cinco prioridades fundamentais – Alcance e Posicionamento Global; Desenvolvimento do Portefólio e Inovação Pedagógica; Criação e Disseminação de Conhecimento; Otimização do Ciclo de Vida dos Stakeholders; e Sustentabilidade Organizacional – visa reforçar a posição da escola como uma instituição de referência no panorama europeu e internacional do ensino e da investigação.

No âmbito da sua unidade de investigação, a Nova SBE irá focar-se em cinco áreas estratégicas emergentes – Políticas Públicas, Inovação e Empreendedorismo, Dados, Digital e Design, Sustentabilidade, e Saúde e Envelhecimento – prevendo o seu plano a criação de novos institutos com abordagens interdisciplinares, o fortalecimento das redes internacionais de investigação e uma maior proximidade com a comunidade e com as autoridades locais, promovendo uma investigação com impacto real e sustentado.

«A Unidade de Investigação da Nova SBE obtém a classificação de “excelente”, sendo a única que obtém a pontuação máxima em todos os critérios considerados. Esta avaliação consolida a nossa posição de líder, o que está em linha com outras avaliações e rankings internacionais das nossas actividades. Este é um reconhecimento do nosso compromisso com a investigação de qualidade e com produção de conhecimento de impacto global e reflecte o talento e dedicação dos nossos investigadores. O reforço de financiamento permitirá ampliar ainda mais a nossa contribuição para a ciência e para a sociedade», refere Pedro Oliveira, director da Nova SBE.

«Estamos muito orgulhosos por esta distinção da FCT, que valida a qualidade, a consistência e a relevância da investigação desenvolvida na Nova SBE. Este apoio adicional permitirá fortalecer as nossas linhas de investigação, atrair talento internacional e aprofundar colaborações com parceiros académicos e institucionais», afirma Steffen Hoernig, Coordenador da Unidade de Investigação.

Ler Mais