Os grupos agropecuários Montalva, Valsabor e Maporal inauguraram uma unidade de conversão e valorização de subprodutos de origem animal, num investimento conjunto de 4 milhões de euros, que contou com a presença do secretário de Estado da Internacionalização, Bernardo Ivo Cruz, e pelo presidente da Câmara de Santarém, Ricardo Gonçalves.
Localizada em Santarém, a Petaqua vem aprofundar a cadeia de valor do sector e reforçar a sua sustentabilidade através da transformação dos subprodutos desaproveitados em energia e proteína, fomentando, desta forma, a economia circular.
A Petaqua empregará mais de duas dezenas de colaboradores e procurará explorar oportunidades tanto no mercado nacional como internacional. Os seus produtos podem ser utilizados nos mercados da alimentação e rações para animais, aquacultura, fertilizantes ou biodiesel, ajudando outros sectores a reforçar a sua própria sustentabilidade.
Nascida da junção de esforços dos três grupos para reforçar a sustentabilidade do sector da proteína animal, a administração da nova empresa será partilhada pelos três grupos e está empenhada na criação de valor económico, social e ambiental.














