Novabase e Instituto Superior Técnico reforçam aposta no talento jovem

A Novabase e o Instituto Superior Técnico (IST) assinaram ontem, dia 29 de Setembro, o protocolo que renova a parceria que une as duas entidades há três anos. O principal objectivo passa por reforçar a ligação da tecnológica aos jovens talentos à saída da instituição de ensino superior, ajudando-os no início do seu percurso profissional e apoiando-os naquele que é o primeiro contacto com o mercado de trabalho.

 

À semelhança dos anos anteriores, o protocolo assinado entre as duas entidades prevê o apoio à equipa de Formula Student do IST, que este ano, para além de construir e competir com um novo carro eléctrico, vai desenvolver o seu primeiro carro com condução autónoma.

A Novabase vai também atribuir duas bolsas de estudo anuais para alunos de mestrado. Adicionalmente, serão ainda atribuídos dois prémios de mérito a grupos de alunos, no âmbito da unidade curricular de Engenharia de Software.

Ainda no âmbito da parceria assinada, a Novabase vai dar apoio no equipamento e operação de um laboratório de computadores para uso dos alunos do IST.

Segundo Pedro Amaral, vice-presidente do Instituto Superior Técnico para as Ligações Empresariais e Operações: «A parceria IST-Novabase foi uma das primeiras a ser estabelecida no âmbito da Rede de Parceiros do Técnico e é um excelente exemplo de promoção das relações Universidade-Indústria. A parceria, que começou formalmente em 2017, focou-se em quatro grandes temas: i) na ligação aos talentos, através de atividades como a participação nas semanas nas Técnico Career Weeks; ii) em programas de job shadowing ou em talent search meetings; iii) um prémio de mérito a uma disciplina; e iv) apoio aos núcleos de estudantes do Técnico, especificamente ao projeto FST. Os três anos de parceria, que agora se renovam por igual período, foram um processo de aprendizagem e crescimento mútuo, o que se reflete neste novo período por um alargamento substancial das atividades preconizadas, passando a englobar também outros 4 temas centrais: v) um novo prémio de mérito ao melhor aluno de uma disciplina; vi) bolsas para apoio ao desenvolvimento de dissertações de mestrado em contexto empresarial; vii) workshops IST-Empresa; e viii) o apoio à renovação, instalação de equipamento de apoio e manutenção de um laboratório no Departamento de Engenharia Informática».

Para João Nuno Bento, CEO da Novabase, «a captação de talento jovem e qualificado continua a ser um desafio na área das tecnologias da informação. Esta parceria é muito importante para nós, não só porque reconhecemos o IST como uma das melhores Universidades de tecnologia do país, mas também porque nos permite contribuir para a formação de jovens talentos ao preencher as lacunas existentes no mercado de trabalho com o melhor do talento nacional. A renovação desta parceria permite ainda que continuemos a alinhar as competências técnicas e conhecimento científico ao conhecimento do mercado e resolução de problemas de negócio reais, formando assim os jovens talentos, preparando-os para o seu percurso profissional.»

Ler Mais
pub


Comentários
A carregar...