O Colégio João Paulo II abre este ano lectivo com 210 alunos, em Vila Real, cidade onde está a investir nove milhões de euros e criou 45 postos de trabalho directos.
A instituição de ensino particular, propriedade da Associação para o Desenvolvimento Pessoal e Social (ASDPESO), com sede em Braga, arranca hoje o ano lectivo e, no primeiro ano de actividade, tem inscritos 210 alunos desde o berçário até ao 7.º de escolaridade.
«O que supera largamente o número mínimo que tínhamos estabelecido para o arranque, que era de 150 alunos», afirmou à agência Lusa o director pedagógico do colégio, Hilário de Sousa.
Neste estabelecimento de ensino foram criados 45 postos de trabalho directos, entre professores e funcionários, e cinco indirectos.
A ASDPESO está, segundo o responsável, a investir nove milhões de euros na cidade, nomeadamente com a aquisição do edifício que pertencia ao antigo Colégio da Boavista e com obras de requalificação.
E o objectivo é, salientou, proporcionar uma oferta educativa diferenciada e preencher uma lacuna «em termos de oferta de ensino privado para Vila Real e concelhos limítrofes», verificada após o encerramento do Colégio da Boavista.
O estabelecimento estará em funcionamento das 07h30 até às 20h00 e proporciona diversas actividades extracurriculares aos alunos, desde a música, desporto, dança, teatro, inglês ou informática.
Dispõe ainda de transporte escolar, ensino das ciências, com actividade laboratorial, desde o pré-escolar, e atribui bolsas de estudo a alunos de mérito e com dificuldades financeiras.
A ASDPESO possui um Centro de Desenvolvimento Pessoal e Social, que desenvolve trabalho na área da inclusão e social e, no âmbito do qual, foram atribuídas propinas no valor de 600 mil euros no anterior ano lectivo, na escola e no polo em possui em Braga.
«Esta é uma dimensão importante da actuação do colégio e este ano, em Vila Real, já estamos com essa política em relação aos alunos que vão frequentar o ano lectivo de 2021/22», salientou Hilário de Sousa.
Apesar da quebra de natalidade verificada, o responsável justificou a aposta no concelho transmontano «com as dinâmicas» verificadas na cidade onde foram instaladas empresas e equipamentos, por exemplo na área da saúde, que têm criado emprego e atraído jovens.
O director pedagógico referiu que, no próximo lectivo, a oferta educativa deverá chegar ao 12.º ano e que o estabelecimento de ensino tem definido como número máximo de alunos os 800.
O estabelecimento de ensino é tutelado pela ASDPESO, entidade coletiva de utilidade pública, sem fins lucrativos, que assume a sua origem católica.
A inauguração oficial do Colégio João Paulo II realiza-se na quinta-feira e conta com a presença do arcebispo de Braga e do bispo de Vila Real.














