Novo Executive Monitor da Boyden

Delta Coders
23 de Outubro 2014 | 13:38

BoydenO omni-channel retailing, a tecnologia e o crescimento dos mercados emergentes estão a ter um impacto forte nas decisões estratégicas, de acordo com o Executive Monitor lançado pela Boyden Global Executive Search.

O omni-channel retailing, a tecnologia e o crescimento dos mercados emergentes estão a ter um impacto forte nas decisões estratégicas e de aquisição de talento nos setores do grande consumo e do retalho, de acordo com o Executive Monitor lançado pela Boyden Global Executive Search.

«A actividade global da Boyden foca-se nos CEOs e executivos de topo, cidadãos globais e com visão dos diversos mercados-chave», afirma Trina Gordon, presidente e CEO da Boyden World Corporation. «Os lideres de hoje, nas empresas de retalho e consumo, devem ser capazes de trazer competências transformacionais, de inovação e de conhecimento/visão financeira, em resposta à influência da tecnologia e à procura volátil dos consumidores».

O relatório explora os principais desenvolvimentos nos setores do retalho e do luxo, que terão impacto na aquisição de talento em 2015, incluindo a transformação da experiência de retalho, a mudança nos requisitos para executivos de topo, a crescente influência dos quadros médios e a expansão dos mercados emergentes.

O relatório da Boyden acrescenta ainda o seguinte, relativo ao tema do capital humano: Os CEOs afirmam que a tecnologia vai transformar o negócio nos próximos 5 anos; os mercados emergentes estão a ter um papel cada vez mais preponderante na indústria, como nunca antes tiveram; o crescimento do mercado do luxo está a criar um dilema entre expansão vs. exclusividade; executivos com experiência em sustentabilidade e responsabilidade social corporativa mantêm um valor de mercado em alta; crescente influência de analistas de marketing, developers de aplicações e gurus do social media.

Continue a ler após a publicidade

«Em Portugal, um verdadeiro conceito de omni-channel retailing ainda está a dar os primeiros passos para a maioria das organizações. No entanto, a boa notícia é que já é um tema na ordem do dia, quando se pensam nas necessidades de aquisição de Talento no mercado», diz Luís Melo, partner e practice leader de Retail e FMCG da Boyden em Portugal.

Diz Luís Melo, que «como tudo está a acontecer, o número de Executivos com verdadeira experiência omni-channel é pequeno. Como tal, alguns skills adquiridos, alguma sensibilidade para a temática e, preferencialmente, alguma experiência profissional em Digital Marketing e de Social Media são os pontos de partida obrigatórios para contratar futuros executivos para este sector. A capacidade de pensar out-of-the-box, a flexibilidade e a resiliência são competências/características mandatórias no actual momento do mercado Português».

«As empresas tecnológicas (e a própria tecnologia) estão a forçar um salto na estratégia de algumas organizações de retalho mais tradicionais», explica Lisa Gerhardt, líder global de Consumer Practice e Partner da Boyden UK. «Os CEOs e os CMOs estão a assumir riscos, até com os seus melhores clientes, de modo a disponibilizarem produtos e serviços melhores e mais criativos, para que não sejam ultrapassados pelos grandes players do retalho online. Os lideres estão a construir culturas mais inovadoras, que deem melhores respostas às mudanças no mercado e preferências individuais».

Continue a ler após a publicidade

«Com novas formas de retalho em ascensão, procura-se agora um novo tipo de talento», afirma Antonio Sanchez, membro do Board e managing partner da Boyden Colombia. «As empresas querem executivos capazes de inovação constante, que permitam às organizações manter-se a par das mudanças no mercado ou exceder as expectativas dos consumidores. Este novo tipo de executivos é flexível e assertivo e traz uma combinação de experiência de consumidor, tecnologia e B2B».

«Embora haja mais consumidores com mais poder de compra na China, continuam a entrar novas marcas neste mercado e as marcas que já estão presentes também se mantêm a par das novas tendências», diz Ami Bhatt Hardy, managing partner da Boyden Greater China. «A necessidade de aquisição de talento que compreenda o marketing online e digital é um requisito crítico para as empresas de produtos de grande consumo».

Partilhar


Mais Notícias