Número de candidatos ao ensino superior já ultrapassou as vagas disponíveis

Na 1.ª fase do concurso de acesso ao ensino superior, candidataram-se mais de 58 mil alunos, ultrapassando o total de vagas disponíveis, revela a Direcção-Geral do Ensino Superior.

 

Em 2021 apresentaram-se 63.878 candidatos e, no ano anterior, 62.675, bem acima do total da 1.ª fase em 2019 (51.463), o último ano antes da pandemia.

O número de candidatos do concurso de acesso deste ano continua a superar os níveis de procura das universidades e politécnicos anteriores à pandemia, revela o Público. Tal como em 2020 e 2021, os exames do ensino secundário deixaram de ter carácter obrigatório para a conclusão do ciclo de estudos e os alunos tiveram apenas de fazer as provas exigidas como disciplinas específicas pelos cursos superiores onde pretendem entrar. Responsáveis do sector já tinham apontado esta mudança como determinante no aumento da procura verificado nos últimos dois anos.

Em consequência do Plano de Recuperação e Resiliência e abertura de novas formações superiores, estão disponíveis 53.640 lugares no ensino superior, o número mais elevado de sempre, repartidos entre mais de 1100 cursos, 37 dos quais novos.

Com 58.110 candidatos, e um cenário semelhante ao dos dois últimos anos, o Governo poderá vir a criar vagas adicionais para responder ao aumento da procura verificado.

As candidaturas à 1.ª fase de ingresso terminam esta segunda-feira e o processo decorre exclusivamente online, na plataforma da Direcção-Geral do Ensino Superior. Os resultados das colocações serão conhecidos a 11 de Setembro.

Ler Mais