Número de desempregados desce pelo sexto mês consecutivo

Em Setembro estavam inscritos nos centros de emprego nacionais 359.148 desempregados, este valor traduz a sexta descida consecutiva do desemprego registado no país, tanto em cadeia como na variação homóloga. Os dados são do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) e foram divulgados pelo Expresso.

 

«O total de desempregados registados no país foi inferior ao verificado no mesmo mês de 2020 (-51 026 ; -12,4%) e inferior face ao mês anterior (-9 256 ; -2,5%)», refere o IEFP nos dados divulgados.

O Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social sinaliza mesmo que «esta é a maior redução do desemprego registado em Setembro (face ao mês anterior) desde, pelo menos, 1989».

De acordo com o IEFP , para a diminuição do desemprego registado, face ao mês homólogo de 2020, na variação absoluta, terá contribuído o grupo dos que estão inscritos há menos de um ano (-82.029), já que, em sentido inverso, o instituto contabiliza um aumento no desemprego entre os indivíduos que permanecem inscritos há um ano e mais (+31.003).

Os dados mostram que considerando a distribuição regional dos dados, em Setembro, o desemprego registado no país recuou em termos homólogos, ou seja, comparando com o mesmo mês de 2020, em todas as regiões.

O destaque vai, no entanto, para o Algarve, que regista a descida mais pronunciada, menos 23,4%, e o Alentejo, que tinha em setembro menos 18% de desempregados inscritos nos centros de emprego locais do que no mesmo mês do ano passado.

Ler Mais