Número de desempregados inscritos no IEFP desce 9,5% em Janeiro. É o segundo mês de Janeiro com o valor mais baixo dos últimos 30 anos

Human Resources com Lusa
22 de Fevereiro 2023 | 08:05

O número de desempregados inscritos no IEFP diminuiu 9,5%, no primeiro mês do ano, para 322.087 pessoas, tratando-se do segundo mês de Janeiro com o valor mais baixo dos últimos 30 anos, anunciou o Governo.

 

Segundo comunicado do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, «o número de desempregados inscritos no IEFP [Instituto do Emprego e Formação Profissional] em janeiro (322.087 pessoas) foi o segundo mês de Janeiro mais baixo, nos últimos 30 anos, registando uma diminuição de 9,5% (-33.782 pessoas) face a Janeiro de 2022».

No entanto, comparativamente ao mês anterior, o número de desempregados aumentou 4,9%, o que representa um acréscimo de 15.082 pessoas.

Já o desemprego jovem, em Janeiro, registou também o segundo valor mais baixo, naquele mês, desde que há registo, com uma diminuição de 6,4% (-2421 jovens), face a Janeiro de 2022.

Continue a ler após a publicidade

No primeiro mês deste ano, havia, segundo o Governo, 35.397 jovens em situação de desemprego e a percentagem do desemprego jovem (11%) face ao desemprego total manteve-se em linha com a registada no mês homólogo (10,6%).

Quanto ao desemprego de longa duração, registou-se uma diminuição de 29%, face a Janeiro de 2022 (-50.477 pessoas).

Da mesma forma, a percentagem do desemprego de longa duração (38,5%) face ao desemprego total também baixou, comparativamente à registada no mês homólogo (49%).

Continue a ler após a publicidade

Em Janeiro, estavam em situação de desemprego de longa duração 123.864 pessoas, um aumento de 1,8% face ao mês anterior (+321 pessoas).

Por regiões, verificaram-se descidas em termos homólogos em todo o país, excepto no Alentejo, com destaque para a redução de 12,5% na região de Lisboa.

A nível sectorial, em termos homólogos, registaram-se descidas nos setores Secundário (-8,6%) e Terciário (-9%) e uma subida no sector Agrícola (+2,3%).

Partilhar


Mais Notícias