Número de empresas nacionais exportadoras cresce 21% entre 2008 e 2013

Um estudo da Informa D&B revela que mais de um terço das PME já produzem para o estrangeiro e que, apesar do aumento do peso das exportações no volume de negócios, Portugal continua muito dependente do mercado comunitário.

A pesquisa da D&B, “Quanto Valem as Exportadoras, perfil das exportadoras 2008-2013”, concluiu que entre 2008 e 2013, o número destas empresas aumentou 21%, representado as exportações, no último ano analisado, 41% do volume de negócios das organizações, + 5,7pp que em 2008. Em 2013, 10,8% das organizações eram exportadoras, representado 50% do volume de negócios e 32% do emprego do tecido empresarial.

As exportações ganharam particular relevância para as PME. Entre as pequenas empresas a percentagem de exportadoras subiu de 27% para 37%, e entre as médias empresas de 37% para 46%. As exportações já representam 19% do volume de negócios total das pequenas empresas e 23% do das médias, +6pp do que em 2008.

Contudo, este estudo considera que Portugal continua muito dependente do mercado comunitário, onde a União Europeia concentra 64% dos valores das exportações. Dos dez principais destinos, apenas três estão fora do mercado comunitário, nomeadamente Angola, EUA e Suíça. 61% das empresas vende para Espanha, o principal comprador das exportações portuguesas.

Outra conclusão da investigação foi de que as vendas ao exterior permitiram às empresas compensar a quebra de 4,8% da facturação no mercado interno, com o aumento das exportações em 7,5%, mantendo quase inalterado o volume de negócios (-0,1%). O mesmo não aconteceu com as empresas que ficaram confinadas ao mercado interno e que viram o volume de negócios diminuir 1,2%.

Os sectores grossista e das telecomunicações foram os que registaram maior crescimento neste indicador (+9pp cada). Também o peso das exportações no volume de negócios aumentou em todos os sectores, com especial destaque para as indústrias extractivas e transformadoras, onde as vendas para o estrangeiro passaram a representar quase metade do negócio (+10pp face a 2008).

Por empresas exportadoras, entendem-se as organizações cujas vendas ao exterior representem mais de 5% do seu volume de negócios ou que exportem um valor superior a um milhão de euros.

Ler Mais