Número de milionários aumentou quase 3% o ano passado. Saiba que regiões se destacam

O World Wealth Report 2025 do Research Institute da Capgemini revela que o número de milionários (HNWIs – indivíduos com elevado património líquido) em todo o mundo aumentou 2,6% em 2024.

Naquela que é a sua 29.ª edição, o estudo revela que este crescimento foi impulsionado pela subida do número multimilionários (UHNWIs), que cresceu 6,2%, graças ao desempenho dos mercados bolsistas e do optimismo gerado em torno da IA, refletidos num forte incremento da rentabilidade das carteiras de investimento. O estudo mostra igualmente que os investimentos alternativos, como as private equity e as criptomoedas, representam agora 15% dos portfólios dos HNWIs.

O ambiente favorável das taxas de juro conjugado com o forte desempenho do mercado bolsista norte-americano contribuíram para a criação de mais riqueza em 2024. A América do Norte registou os maiores rácios de crescimento, com a população de HNWIs a crescer 7,3%. Em comparação, a Europa, a América Latina e o Médio Oriente registaram quebras devido aos desafios macroeconómicos que experienciaram neste período.

Segundo a Capgemini, no final de 2024, a população de HNWIs na Europa registou um decréscimo de 2,1%, devido à estagnação económica registada nos principais países.

O Reino Unido, a França e a Alemanha perderam 14 mil, 21mil e 41 mil milionários, respectivamente. Contudo, a população de UHNWs na Europa aumentou 3,5%, refletindo uma maior concentração da riqueza.

A população HNWIs na Ásia-Pacífico aumentou 2,7%, com grande variabilidade entre os vários países da região. A América Latina sofreu uma quebra de 8,5%, devido à desvalorização cambial e à instabilidade fiscal vividas ao longo do ano. O Brasil e o México registaram as maiores descidas, -13,3% e -13,5% respectivamente.

O Médio Oriente registou uma diminuição de 2,1% no número de HNWIs, devido à queda dos preços do petróleo.

Os Estados Unidos destacaram-se dentro dos maiores mercados com mais 562 mil milionários, tendo registado um crescimento de 7,6%, e atingido uma população total de 7,9 milhões. Na Ásia-Pacífico, a Índia e o Japão tiveram ambos um aumento de 5,6%, com mais 20 mil e 210 mil milionários, respectivamente. A China, por outro lado, teve uma quebra de 1,0%.

As empresas de gestão de patrimónios estão a preparar-se para uma nova era dominada pela transferência das fortunas, que se estima venha a ascender aos 83,5 biliões de dólares nos próximos 20 anos, criando uma geração de novos milionários. O estudo indica que esta transferência ocorrerá em três fases: 30% dos HNWIs herdarão as suas fortunas até 2030, 63% até 2035 e 84% até 2040.

Em Janeiro de 2025, os HNWIs tinham 15% dos seus portfólios investidos em activos alternativos, incluindo as private equity e as criptomoedas. Um facto que denota que esta nova geração está disposta a assumir mais riscos para aumentar as suas fortunas – 61% dos milionários das Gerações Millenial e Z focam os seus investimentos em classes de ativos com maior potencial de crescimento e em produtos de nicho.

O World Wealth Report 2025 abrange 71 países, representando mais de 98% do rendimento nacional bruto global e 99% da capitalização bolsista mundial. O 2025 Global HNW Insights Survey da Capgemini inquiriu 6472 indivíduos com elevado património (HNWIs), incluindo 5473 da próxima geração de HNWIs, em quatro regiões: Américas, Europa, Ásia-Pacífico e Médio Oriente.

O 2025 Wealth Management Executive Survey compreende 141 respostas de 10 mercados, incluindo as de representantes de empresas exclusivamente dedicadas à gestão de patrimónios, bancos universais, corretoras independentes e family offices. O 2025 Relationship Manager Survey foi realizado pela Phronesis Partners e contém 1306 respostas provenientes de 12 mercados.

Ler Mais