O bem-estar na atracção e retenção de talento

A saúde e bem-estar são cada vez mais importantes, quer para colaboradores quer para candidatos, na hora de escolher para onde ir trabalhar. Actividades, alimentação saudável, descanso e até ajuda nos transportes podem fazer a diferença. 

 

Como qualquer indústria, os Recursos Humanos estão em mudança. Há muitas novas estratégias porque os candidatos são dinâmicos. As estratégias de ontem não atraem os candidatos de hoje.

Mas a maior grande tendência a que se deve prestar atenção são as políticas de saúde e bem-estar. Até porque estas têm, obviamente, um papel central na produtividade.

A promoção de políticas de bem-estar pode levar a menos dias de baixa e ajuda a evitar despesas inesperadas na saúde dos colaboradores. E alguns candidatos já os consideram factor de decisão, pois a procura por um equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal é, cada vez mais, uma prioridade, e permitir uma política de saúde e bem-estar na empresa torna a opção viável.

Empresas de todo o mundo implementaram vários programas, que incluem:

1 – Sestas

Parece simplista, mas é benéfico para os colaboradores. A Google e o Facebook têm salas para que possam fazer sestas na empresa. Os colaboradores valorizam as pausas e não prejudica a produtividade. Recarrega baterias.

2 – Centros de fitness

É o mais caro, mas também mais flexível. Podem ter aulas de yoga, exercícios em grupo, e promover um estilo de vida saudável. Os prazos de entrega causam stress e exaustão. Algum tempo para relaxar pode ser bons para a produtividade.

3 – Transportes

Muitos dos colaboradores passam 2 a 3 horas por dia a ir e vir do trabalho. Um transporte da empresa é algo que os colaboradores valorizariam, especialmente os que vivem longe. Não têm de ser carros ou autocarros. Podem ser bicicletas.

4 – Sessões de wellness

Além das actividades físicas, a saúde mental é crucial. Seminários de gestão de stress, por exemplo, podem ajudar os colaboradores a libertar as frustrações de uma forma profissional. Podem também ter aulas de saúde e nutrição.

5 – Alimentação Saudável

Muitas vezes, os colaboradores procuram comida rápida e processada, devido aos horários. Além disso, devido ao stress, não têm vontade de cozinhar. Para ajudar a promover a saúde e bem-estar dos seus colaboradores, podem mudar a comida na cantina para lanches e pratos mais saudáveis. Além disso, um espaço comum para comer vai permitir a interacção entre colaboradores, mesmo que não trabalhem frequentemente juntos. E isso melhora a colaboração e a produtividade.

Outras tendências de Recursos Humanos incluem a Inteligência Artificial, o vídeo, o trabalho remoto e a guerra pelos talentos. Contudo, as políticas de saúde e bem-estar são igualmente fundamentais . Por isso, as empresas têm de competir, também, neste aspecto. A preparação é chave. Eleva a experiência e melhora a execução .

 

Fonte: Undercover Recruiter 

 

Veja também estas notícias

Ler Mais